Siga aqui o nosso liveblog sobre o conflito entre Israel e Hamas

As férias de Rute Araújo começaram em Telavive. Neste momento, a portuguesa encontra-se em Jerusalém, mas está prestes a deslocar-se de táxi para a cidade onde começou a visitar Israel, uma vez que faz parte do grupo que aguarda pelo voo de repatriamento para Portugal.

Em declarações à Rádio Observador, Rute Araújo indica que não sabe a que horas parte o voo. Contudo, afirma que foi informada para “estar com som no telemóvel para receber novas informações”, sabendo que “será hoje mesmo” que deixa Israel, país que foi atacado pelo Hamas no passado sábado.

Portuguesa de férias em Israel: “Estamos à espera que o telefone toque”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em contacto, através da plataforma WhatsApp, com cerca de 25 portugueses, revela que “alguns dizem que querem ficar, mas a maior parte quer ir embora”. Questionada sobre se aqueles que querem regressar a Portugal são apenas os cidadãos que estão de férias, Rute Araújo diz que “sim”, embora note que “alguns, não muitos”, são residentes que “também querem sair” do país.

À Rádio Observador, a portuguesa relata um ambiente de tranquilidade e “normalidade” em Jerusalém, com as lojas abertas, as pessoas na rua e os carros a circular. Mesmo no sábado, que descreve como o “único dia assustador”, os cidadãos regressaram à rotina após terem tocado os alarmes. “Não há medo, para eles [para os residentes] é tudo normal”, afirma, acrescentando que os locais lhe dizem para não ficar ansiosa.

Apesar da normalidade registada, Rute Araújo nota que existe um reforço da segurança nas ruas, com destaque para as redondezas dos hotéis onde esse é “muito grande”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiro disse este domingo que estava a aguardar a “confirmação de sobrevoo e aterragem” do avião da Força Aérea para retirar de Israel os portugueses que desejarem deixar o país. Só depois dessa confirmação é que conseguirá dar informações relativamente às horas a que o grupo de cidadãos portugueses deveriam estar no Aeroporto Internacional de Telavive.