Olá

867kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

ECO Diesel: a solução verde que é para todos

Este artigo tem mais de 6 meses

Focada na sustentabilidade das futuras gerações, a PRIO desenvolveu um produto mais verde que mudará a oferta do mercado atual. Bem-vindos à era do ECO Diesel.

Sejamos francos: a descarbonização total do setor automóvel não é viável de um momento para o outro. Se é verdade que o planeta precisa de acelerar essa meta, não será menos honesto dizer que esse é um processo que se faz tanto com ambição como com ponderação: afinal, é preciso olhar para a sociedade como um todo e respeitar o tempo de cada consumidor, no que diz respeito não só à sua consciencialização, mas também à sua disponibilidade financeira. É sob esta premissa que a PRIO, para quem uma atuação responsável perante o planeta faz parte do ADN, se tem dedicado à investigação, com parceiros internos e externos, para chegar a uma solução ecológica mais eficaz e que responda às necessidades atuais. Foi neste contexto que surgiu o novo ECO Diesel, um combustível tecnológica e ecologicamente mais avançado , que procura ter, no imediato, um papel na descarbonização.

Mas o que caracteriza este combustível inovador? Desenvolvido com a tecnologia E2 Tech, o ECO Diesel é apresentado pela PRIO como um produto premium. “É o produto-estrela da nossa marca, sendo que no mercado não há igual”, afirma André Lopes, COO da PRIO, rematando: “as vantagens são múltiplas e respondem não só ao consumidor, mas também à pressão social para descarbonizar o setor, contribuindo para um futuro mais sustentável”.

E quais são as vantagens?

  1. Mais ecológico. Comparado com outros produtos diesel, o ECO Diesel emite até menos 18% de gases com efeito de estufa, tanto na produção, como na utilização do veículo. Para além disso, incorpora 15% de energia renovável, bem acima dos 7% exigidos por lei.
  2. Maior performance. Com uma combustão mais eficiente, permite fazer mais quilómetros com uma redução no consumo de combustível até 5%.
  3. Melhor proteção. Com maior poder de limpeza e proteção, o ECO Diesel elimina as impurezas acumuladas no motor, reduzindo gastos com a manutenção.

Testado ao detalhe

Mostrar Esconder

Ao longo dos últimos três anos, o ECO Diesel foi testado por inúmeras entidades e laboratórios independentes, utilizando motores de referência em condições de grande proximidade ao ambiente real. Para testar o desempenho das várias fórmulas foram feitos vários ensaios, desde a fase de conceção em laboratório à comercialização e utilização em estrada. O produto é produzido de acordo com as normas europeias e a legislação portuguesa.

O caminho até às smart cities

O caminho rumo às smart cities ainda é longo mas já começou. Se pensarmos que uma cidade só será inteligente quando tiver soluções de mobilidade completamente verdes, não é difícil colocar na equação a atuação de empresas como as câmaras municipais ou as empresas de transportes de todos os tipos. Por essa razão, a PRIO já tem parceiros que são um verdadeiro aliado nesta etapa de transição energética em que se exige uma atuação urgente por parte de todos os agentes de mudança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi no Hotel Montebelo Vista Alegre, em Ílhavo, que a PRIO reuniu uma mesa-redonda com dois case studies de sucesso, no que diz respeito à utilização do ECO Diesel. O debate, moderado pela jornalista Joana Ascensão, juntou as opiniões de André Lopes, COO da PRIO; João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo; e Américo Oliveira, diretor de Manutenção da Velltrans, empresa transportadora de mercadorias.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, partilhou a comunhão de valores com a PRIO e falou sobre o caso municipal. “Tínhamos uma frota com quase 40 viaturas e substituir todas elas por automóveis elétricos não era economicamente viável. Quando conhecemos a solução da PRIO, ficámos agradavelmente surpreendidos. Atualmente, abastecemos o depósito central da Câmara com ECO Diesel e o nosso impacto reduziu em quase 3 toneladas de CO2, o que é fantástico”, sublinhou.

De acordo, esteve também Américo Oliveira, representante da Velltrans, uma empresa de transportes de mercadorias com atuação além-fronteiras. “É muito complicado fazer o transporte internacional apenas com veículos 100% elétricos, por causa da autonomia. No entanto, a Velltrans sempre se preocupou em reduzir a sua pegada ecológica e, por isso, o ECO Diesel, da PRIO, é uma solução à nossa medida. Começámos por experimentá-lo numa viatura ligeira e em pouco tempo alargámos a toda a nossa frota”. E acrescentou: “para além do ambiente, nós também ganhamos com esta utilização, uma vez que se nota bem uma redução de consumo”.

A redução de consumo, é aliás, uma das maiores preocupações atuais da PRIO, uma vez que é impossível chegar ao objetivo final sem passar por um processo de transição. “Daqui a 25 ou 30 anos, talvez seja possível ter todos os veículos elétricos, mas até lá oferecemos a solução mais inovadora do mercado e aquela que oferece melhores condições aos nossos consumidores”, partilhou André Lopes.

Outras empresas que utilizam ECO Diesel na sua frota

Mostrar Esconder
  • Delta
  • Transportes Aguieira
  • Bolt
  • Aveiport
  • Sgl carbon
  • Irmãos Monteiro SA

Até ao final do ano, todos os postos de abastecimento da rede própria da PRIO terão o ECO Diesel disponível. Do que está à espera para fazer parte desta transição?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.