Nove soldados foram mortos, de uma só vez, na terça-feira, numa batalha no coração de Gaza, em Shejaiya, num dos confrontos mais mortíferos desde que as tropas de Israel entraram na Faixa de Gaza. A informação foi avançada esta quarta-feira pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), citadas pelo The Times of Israel.

Os soldados morreram numa série de explosões enquanto revistavam edifícios no subúrbio de Gaza. Entre as vítimas mortais destacam-se dois comandantes superiores e vários oficiais. Um deles é o coronel Ben Basat, o membro do exército mais sénior a morrer em combate desde o início da investida israelita. O número de mortos na ofensiva terrestre passa para 115 do lado de Israel.

As FDI divulgaram imagens que mostram as tropas da Brigada Golani a atuar no bairro de Shejaiya, na cidade de Gaza, nos últimos dias. O Sargento Oriya Yaakov, de 19 anos, do 614º Batalhão do Corpo de Engenharia de Combate, foi morto num incidente separado no norte de Gaza. Segundo o exército, outros três soldados ficaram gravemente feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Acredita-se que um grupo de quatro militares entrou num edifício onde os terroristas do Hamas realizaram uma emboscada, lançando granadas e detonando um engenho explosivo. Foi durante as tentativas de salvamento do primeiro ataque que os restantes elementos estiveram sob fogo contínuo dos terroristas que se encontravam no interior dos edifícios, que também lançaram granadas e provocaram outras grandes explosões.