Rui Moreira falou esta terça-feira à SIC para contar pormenores sobre a forma como acredita que o PSD deixou crescer a ideia, na opinião pública, de que seria o cabeça de lista às europeias escolhido pela AD — e o Presidente da República, acusa, terá feito o mesmo em privado. O presidente da Câmara Municipal do Porto acabou por recusar o convite que recebeu para ocupar o segundo lugar da lista, que será encabeçada por Sebastião Bugalho.
“Até o Presidente da República me veio dizer que esta semana ia ser muito importante para mim, como quem diz: vai ser o cabeça de lista”, diz Moreira à SIC.
Os bastidores da escolha de Bugalho para as europeias e a “estupefação” de uma parte do PSD
O autarca do Porto conta que, como o Observador tinha apurado, só no domingo à noite lhe chegou um convite concreto, para número dois, hipótese que recusou imediatamente: “Sou presidente da Câmara do Porto. Por mim e pelo cargo que ocupo, nunca aceitaria, seja o Bugalho ou outro qualquer”.
Como o Observador tinha escrito, Luís Montenegro chegou a convidar Moreira para outra função: “Perguntou-me, imagine-se, se não queria ser mandatário”. Uma hipótese que nem sequer equacionou, excluindo assim qualquer envolvimento com a candidatura da Aliança Democrática depois de semanas em que o seu nome circulou nos bastidores.