O início não foi fácil. Inglaterra até venceu a Sérvia com um golo de Jude Bellingham (1-0), mas a exibição esteve longe de encher o olho aos milhares de adeptos ingleses que se deslocaram à Veltins-Arena… literalmente. Um adepto da seleção dos Três Leões adormeceu dentro do estádio do Schalke 04 e acordou durante a madrugada, sozinho e cheio de frio.
Jude, a escolha consensual que um país fez para quinto Beatle (a crónica do Sérvia-Inglaterra)
De acordo com o vídeo partilhado nas redes sociais e que viralizou nas últimas horas, todos abandonaram as bancadas do estádio, menos o adepto, que terá adormecido e escapado ao tradicional protocolo das forças de segurança. No vídeo o homem aparece visivelmente cansado e mostra a Veltins-Arena completamente vazia. “Acabei de acordar. São quatro da manhã. Estou a tremer [de frio] no campo do Schalke 04”, afirma o inglês.
england fan waking up in the ground at 4am this morning ???????? whole place to himself
#fight #nonleague #facup #championleague #millionfollowers #lads #football #firm #goat #casual #hooligans #EURO2024 #england #serbia pic.twitter.com/MvnQYT9O4h— away day lads (@awaydayladsfs) June 17, 2024
Posteriormente, o adepto conseguiu abandonar o recinto sem qualquer problema. Apesar de insólito, este caso junta-se às inúmeras críticas reportadas à UEFA e que estão relacionadas com a falta de condições de segurança na Veltins-Arena, em Gelsenkirchen. Segundo a Associação de Adeptos de Futebol (FSA), o jogo entre Inglaterra e Sérvia ficou marcado pelas “falhas caóticas nos transportes” e “gestão negligente do público”, que, no final do jogo, teve de esperar mais de três horas para sair do recinto, registando-se “perigosos níveis de sobrelotação”.
De acordo com o The New York Times, a FSA considera que o reduto do Schalke 04 não está preparado para receber jogos noturnos e os transportes envolventes não têm capacidade para transportar um grande volume de adeptos. Na quinta-feira, o estádio recebe o jogo entre Espanha e Itália, ao passo que na última jornada é a vez de Portugal atuar em Gelsenkirchen, frente à Geórgia.