Olá

861kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Do chapéu mediático a um trono na moda, a princesa Beatrice foi coroada ícone de elegância

Em 2011 teve o seu momento de fama por causa de um curioso chapéu, agora a revista Tatler nomeou-a a pessoa mais elegante do reino. A evolução da princesa Beatrice através da moda.

26 fotos

Quando se fala em listas de pessoas elegantes rufam tambores e quando se trata do Reino Unido o assunto ganha uma certa solenidade porque há fortes probabilidades de haver membros da realeza. Assim foi. A revista Tatler, uma autoridade editorial no que à vida da elite britânica diz respeito, voltou a reunir as pessoas que considera serem as 25 mais elegantes do ano 2024 numa lista e coroou a princesa Beatrice como a número um.

A Tatler considerou a filha do príncipe André como o “auge do esplendor contemporâneo”. E o que é preciso para chegar a esta lista? “Navegar por tendências mantendo-se autêntico à sua própria imagem é a derradeira jogada e a chave para se ser notado por todas as razões certas”, pode ler-se no site. A lista inclui mulheres e homens, será publicada na edição de setembro da revista e, para já, podem ser vistos no site os 10 primeiros colocados, entre os quais podemos encontrar nomes como Cruz Beckham, Annabel Elliot (a irmã da rainha Camila), Sasha Attwood (namorada do jogador da seleção inglesa Jack Grealish), o jogador de futebol Ben Chilwell, Victoria Starmer (mulher do novo primeiro ministro britânico). A princesa Beatrice destronou Akshata Murty, mulher de Rishi Sunak, a vencedora de 2023.

A princesa Beatrice sempre provou ser uma pessoa atenta à moda, contudo as suas escolhas por vezes arrojadas demoraram a ser apreciadas. Prova disto são os acessórios de cabeça que usou nos casamentos dos primos e que começaram a pô-la no radar na moda. Quando Peter Phillips, o filho mais velho da princesa Ana, se casou Beatrice adornou a cabeça com uma série de borboletas, uma peça com assinatura Philip Treacy com um vestido Alexander McQueen, num conjunto saído da passerelle e que deu que falar. Contudo foi no casamento do príncipe William em 2011 que a princesa escolheu um chapéu protagonista. O acessório criado pelo mesmo designer e mestre chapeleiro de referência, foi tão mediático que deixou um rasto de comparações pela Internet, de pretzel a assento de sanita. A peça foi vendida num leilão por mais de 81 mil libras (atualmente quase 95 mil euros) e o valor reverteu para a Unicef e Children in Crisis.

Ab princesa Beatrice com dois chapéus Philippe Treacy que a tornaram notícia. No casamento do príncipe William em 2011 e no casamento de Peter Phillips em 2008

Revela o Telegraph que a transformação no estilo de Beatrice começou há cerca de seis anos quando a stylist Olivia Buckingham entrou na sua vida. Ela própria já tinha integrado esta lista da Tatler em 2023. Assim como o marido da princesa, o empresário italiano Edoardo Mapelli Mozzi.

“Já éramos amigas antes, por isso foi orgânico quando ela me pediu para a ajudar a vestir para eventos de alto perfil. Há muita colaboração entre a Beatrice e eu e divertimo-nos muito no processo. Trabalhamos com muita antecedência e pedimos looks para ela experimentar, depois é um processo de eliminação”, disse a stylist ao jornal britânico. “Adoramos trabalhar com Emilia Wickstead, Sel-Portrait e Monique Lhuillier, criamos relações próximas com os designers. Aquazzura, Manolo Blahnik e Roger Vivier são os nossos favoritos para sapatos e acessórios.” Olivia Buckingham tem outras clientes bem conhecidas, como por exemplo a atriz Carey Mulligan, a herdeira Nicky hilton e a cantora Eve.

Apesar de não causar terramotos nas redes sociais de cada vez que aparece, como acontece com Kate Middleton, Beatrice tem no seu armário várias marcas em comum com a princesa de Gales. Marca presença em eventos tradicionais de realeza, sejam familiares como as corridas de Ascot, ou internacionais, como o casamento do príncipe Hussein da Jordânia em 2023. Também a podemos ver em acontecimentos chave da moda, como por exemplo a Met Gala, onde esteve em 2018, ou no evento Vogue World em setembro passado. A royal também terá um grupo de amigos com nomes famosos, como prova a presença no casamento da modelo Karlie Kloss com Joshua Kushner em 2019.

A reunião de família (real) e os chapéus sem limites no segundo dia de Ascot

Beatrice Elizabeth Mary é a mais velha das duas filhas dos duques de York, o príncipe André e Sarah Ferguson, e nasceu a 12 de agosto de 1988 em Londres. A irmã, a princesa Eugenie, nasceu cerca de dois anos depois. Os pais divorciaram-se em 1993, mas mantiveram-se próximos. Apesar de não ser um membro da família real em funções, Beatrice ocupa o nono lugar na linha de sucessão ao trono agora ocupado por Carlos III. A princesa pertence ao conselho de estado desde 2022, um órgão composto por membros da família na linha de sucessão e maiores de idade que podem realizar deveres oficiais do monarca, caso este este impossibilitado de cumprir as suas funções.

A princesa estudou História na Goldsmiths College em Londres e tem a sua própria carreira profissional, fora dos deveres de membro da família real. Segundo a revista Town & Country foi vice-presidente de parcerias e estratégia na Afiniti, uma empresa nova iorquina dedicada à inteligência artificial. A People acrescenta que a princesa trabalha em finanças e consultoria. Beatrice apoia várias organizações na sua maioria ligadas ao bem-estar de crianças e à educação. Uma vez que é disléxica, tem especial interesse por projetos focados em dificuldades de aprendizagem.

O casamento da princesa Beatrice foi bem diferente dos eventos mediáticos que foram as bodas dos primos e da irmã, mas foi um acontecimento cheio de simbolismo por diferentes motivos. Por um lado os noivos foram obrigados a adiar a data por causa da pandemia de Covid-19 e acabaram por se casar a 17 de julho de 2020 numa cerimónia muito íntima em Windsor, só para familiares muito próximos, incluindo Isabel II e o príncipe Filipe. A noiva fica na história dos casamentos reais pelo seu look. Beatrice usou um antigo vestido da Rainha alterado para incluir mangas de balão em vez de alças e também a tiara Fringe que a antiga soberana usou no seu próprio casamento. O marido da princesa, Edoardo Mapelli Mozzi, já tinha um filho de uma relação anterior. Em maio de 2021 nasceu a filha do casal, Sienna Elizabeth.

Beatrice casou com tiara e vestido emprestados pela rainha Isabel II

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.