Em atualização

O número de mortos na sequência do colapso parcial de um hotel durante a noite desta terça-feira na localidade alemã de Kröv, junto às margens do rio Mosela, a cerca de 130 quilómetros de Frankfurt, subiu para dois. As vítimas mortais são um homem e uma mulher, confirmaram os serviços de emergência em conferência de imprensa.

Quatro das oito pessoas que estavam soterradas, incluindo uma criança de dois anos, foram resgatadas com vida esta manhã. De acordo com o jornal alemão Bild, o primeiro resgate aconteceu às 8h10 locais (7h10 em Lisboa) e a vítima, um homem, saiu do hotel de maca. De seguida foram retiradas dos escombros a criança, que dormia e estava enrolada num cobertor, a sua mãe e outra mulher.

Mais tarde, já durante o início da tarde, o pai da criança também foi resgatado. Está gravemente ferido e foi transportado para o hospital, mas não corre perigo de vida. A imprensa alemã avança que esta família é dos Países Baixos.

Posteriormente, uma sexta pessoa foi resgatada. Desta forma — e tendo em conta que das oito pessoas que ainda estavam soterradas esta manhã uma morreu — resta apenas uma pessoa com vida presa nos escombros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o segundo episódio de “Um rei na boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro episódio. ]

As operações de resgate, que ainda decorrem, são complicadas porque “toda a estrutura do edifício lembra um castelo de cartas”. “Se puxarmos a carta errada, o prédio vai desabar, de certeza”, afirmou Jörg Teusch, um dos operacionais de socorro no terreno, que é citado pelo alemão Die Welt.

As autoridades admitem que as operações de resgate são “uma corrida contra o tempo”. Neste momento, e após a recuperação do corpo de uma das vítimas mortais, continua nos escombros apenas uma pessoa, que estará gravemente ferida e que se encontra em contacto com os serviços de emergência.

Estariam 14 pessoas dentro do hotel quando, por volta das 23h locais (menos uma hora em Lisboa), parte do piso superior colapsou. Cinco pessoas conseguiram escapar ilesas. Devido à preocupação de que outras partes do edifício pudessem desabar, as casas vizinhas foram evacuadas.

Desta forma, a polícia alemã, que avisou que “esta é uma operação extremamente exigente”, informou que 31 residentes nas imediações do hotel foram retirados das suas casas.

As causas do colapso parcial ainda não são conhecidas. O hotel foi, de acordo com a imprensa alemã, construído no século XVII e reabilitado na década de 1980, altura em que foi construído um segundo andar.

As autoridades revelaram que, na véspera do colapso, estiveram a ser feitas obras no hotel. Se estão relacionadas com o desabamento parcial, só as investigações e perícias que serão feitas nos próximos dias poderão ditar.