O filme brasileiro “Onda Nova”, uma “comédia erótica e anárquica” de José Antonio Garcia e Ícaro Martins, é um dos pontos em comum da programação dos festivais de cinema Queer Lisboa, em setembro, e Queer Porto, em outubro, esta quinta-feira revelada pela organização.
A programação completa só será anunciada nos primeiros dias de setembro, mas esta quinta-feira foram já antecipados alguns dos destaques de cada um dos festivais que têm “o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero, transexual, intersexo e de outras sexualidades e identidades não-normativas”.
“Onda Nova”, que estará presente em Lisboa e no Porto (sendo aqui o filme de abertura), é um filme de 1983, “uma obra de culto do cinema brasileiro”, que foi alvo de restauro e que este ano é também exibido no festival de cinema de Locarno, a decorrer na Suíça.
O filme, que foi censurado no Brasil, é descrito como uma “comédia erótica e anárquica sobre as jogadoras de uma equipa de futebol feminino formada em plena ditadura militar” e conta no elenco com Carla Camurati, Cristina Mutarelli, Tânia Alves, Regina Casé, Neide Santos, entre outros.
Em Lisboa, o festival Queer está marcado de 20 a 28 de setembro e abrirá com “Baby”, longa-metragem do realizador brasileiro Marcelo Caetano, que valeu este ano ao ator Ricardo Teodoro o prémio revelação na Semana da Crítica, em Cannes.
“Baby”, que a revista Variety apresentou como “um conto LGBTQ de São Paulo”, é a segunda longa-metragem de Marcelo Caetano, sucedendo a “Corpo Elétrico”, de 2017.
O encerramento será com “Call Me Agnes”, produção neerlandesa de Daniel Donato, que cruza elementos do documentário, de ficção e musical para contar a história da mulher trans indonésia Agnes Geneva.
As duas sessões contarão com os realizadores Marcelo Caetano e Daniel Donato e com a protagonista de “Call Me Agnes”.
No programa Panorama, o Queer Lisboa destaca o filme “Close to you”, coescrito, protagonizado e coproduzido por Elliot Page, com o realizador Dominic Savage, e o documentário “Teaches of Peaches”, Philipp Fussenegger e Judy Landkammer, sobre a artista canadiana Peaches.
No Porto, o festival queer acontece de 8 a 12 de outubro e o encerramento fica a cargo da comédia grega “The Summer with Carmen”, de Zacharias Mavroeidis, sobre os dramas existenciais de “um funcionário público, sexy e desajeitado, que se passeia nu por quase todo o filme”.
Em Sessão Especial, o Porto receberá o documentário “As Fado Bicha”, de Justine Lemahieu, sobre o trabalho do duo formado por João Caçador e Lila Tiago.
Um dos filmes do programa Panorama do Porto é o documentário “The Disappearance of Shere Hite”, documentário de Nicole Newnham sobre a sexóloga feminista Shere Hite, que em 1976 publicou “O relatório Hite — Um profundo estudo sobre a sexualidade feminina”, e que morreu em 2020.
O Queer Lisboa estará concentrado no Cinema São Jorge e o Queer Porto no Batalha Centro de Cinema.