O Ministério Público abriu um inquérito a uma série de e-mails falsos, a pedir consultas médicas, enviados para a Presidência da República nos dias 24 e 25 de maio, depois de uma denúncia da Casa Civil, avançou o Expresso. Fernando Frutuoso de Melo já tinha relatado estes e-mails quando foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso das gémeas luso-brasileiras.
O inquérito, a decorrer no Departamento de Investigação e Ação Penal, foca-se especificamente em e-mails, a pedir supostas consultas de otorrino, assinados como Daniela Martins, a mãe das gémeas. Os “pedidos sistemáticos” — como caracterizou Frutuoso de Melo — surgiram depois de um vídeo publicado por André Ventura e Cristina Rodrigues, em que encorajavam as pessoas a enviar os seus pedidos à Presidência.
“Todas as pessoas que tenham uma consulta por marcar podem enviar um e-mail ao PR. Façam isto. Pode ser que alguém se mexa”, diziam os deputados do Chega no vídeo. O Expresso relatou ainda que a Presidência deve enviar todos os e-mails para o parlamento esta semana, a pedido da Iniciativa Liberal.