Esta quinta-feira olhamos para os motins no Reino-Unido. Foi mais uma noite de enorme tensão  onde grupos racistas convocaram cerca de 100 concentrações. As contramanifestações acabaram por ser mais numerosas, não ocorreram os motins que marcaram as últimas semanas, mas importa perceber o que permitiu que se chegasse aos níveis de violência e destruição destes dias. Há explicações políticas que remetem para a responsabilidade de pequenos grupos extrema-direita. Há quem prefira culpar as redes sociais e a desinformação, há quem critique a atuação da polícia, ora por ser pouco firme, ora por seguir critérios pouco equilibrados, e há ainda quem se surpreenda por o Reino Unido ter um novo governo que até dispõe de uma enorme maioria no Parlamento. E ainda há quem se preocupe com o risco de contágio a outros países da Europa.  O que se está a passar no Reino Unido é motivo de preocupação ou é apenas um epifenómeno passageiro?

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR