Dois aviões Rafale da Força Aérea Francesa colidiram esta quarta-feira em pleno voo no leste de França e dois pilotos envolvidos no acidente morreram. A confirmação das mortes do instrutor Sébastien Mabire e do aluno piloto, Matthis Laurens, foi feita pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, numa mensagem na rede social X (antigo Twitter).
“É com tristeza que tomamos conhecimento das mortes do capitão Sébastien Mabire e do tenente Matthis Laurens num acidente aéreo ocorrido num treino de aviões Rafale”, escreveu o Chefe de Estado francês, acrescentando: “A nação partilha da dor das suas famílias e dos seus irmãos de armas da base aérea 113 de Saint Dizier”.
Nous apprenons avec tristesse les décès du capitaine Sébastien Mabire et du lieutenant Matthis Laurens, lors d'un accident aérien en mission d'entraînement en Rafale.
La Nation partage la peine de leurs familles et frères d’armes de la Base aérienne 113 de Saint-Dizier.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) August 14, 2024
O piloto de uma das aeronaves ejetou-se antes da colisão entre os dois caças da esquadrilha de Rafale da base aérea de Saint-Dizier, e não sofreu ferimentos, mas no segundo aparelho seguiam um instrutor e um aluno piloto que, se sabe agora, acabaram por morrer. “Ouvimos um grande barulho, talvez por volta das 12h30. Muitas vezes ouvimos aviões a passar, mas não foi a passagem da barreira do som, não teve nada a ver com isso”, testemunhou, por sua vez, Patrice Bonneaux, autarca de Colombey-les-Belles. “Era um barulho estranho, um barulho de percussão. Presumi que dois aviões tivessem colidido, mas não acreditámos ”, acrescentou, citado pelo Le Monde.
Sébastien Lecornu, ministro das Forças Armadas francês utilizou a rede social X para confirmar o acidente em Meurthe et Moselle pouco tempo depois de o mesmo ter ocorrido. “Um dos pilotos foi encontrado e encontra-se são e salvo. As buscas ainda estão a decorrer. Obrigado às nossas forças armadas, bem como aos gendarmes mobilizados para as buscas e para a proteção da zona”, escreveu na nota.
Un accident de deux Rafale de l’Escadron de Transformation Rafale 3/4 « Aquitaine » a eu lieu en Meurthe et Moselle.
Un des pilotes a été retrouvé, il est sain et sauf. Les recherches sont toujours en cours. Merci à nos forces armées ainsi qu’aux gendarmes mobilisés dans les…
— Sébastien Lecornu (@SebLecornu) August 14, 2024
[Já saiu o terceiro episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro e o segundo episódio]
As causas do acidente ainda não foram reveladas, tendo sido aberta uma investigação. O Ministério das Forças Armadas francês, em comunicado, revelou que os destroços foram encontrados ao final da tarde em Harmonville, região de Vosgues.
Logo após o acidente fontes militares adiantaram à AFP que todos os pilotos envolvidos eram de nacionalidade francesa. Pilotos ucranianos são atualmente treinados em França, mas na base de Cazaux, no sudoeste, e apenas em caças Alpha-Jet.