Eco Festival Azores Burning Summer

M518, Porto Formoso, São Miguel. Dias 30 e 31 de agosto. Bilhetes a partir de 25 euros.

Para ir a um eco festival nos Açores: o Eco Festival Azores Burning Summer celebra a sua 10ª edição com uma festa cheia de artistas e bandas que marcaram as suas 10 edições e com uma noite dedicada a Cabo Verde. A primeira noite da 10ª edição do Eco Festival Azores Burning Summer, 30 de agosto, é dediada ao país africano, tendo como principal atração a artista Mayra Andrade. A programação musical conta ainda com Moullinex, Princezito, Ferro Gaita, e Da Chick, entre outros, havendo ainda duas jam sessions. Nos dias 30 e 31 de agosto os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras no local.

O Eco Festival Azores Burning Summer tem Moullinex e Mayra Andrade como atrações principais

Festival FUSO

Até 1 de setembro. Palácio Sinel de Cordes, Palácio Galveias e Museu da Marioneta, Lisboa. Entrada livre.

Para ir a um festival de videoarte: O FUSO – Festival Internacional de Videoarte de Lisboa está de volta aos jardins e claustros dos museus de Lisboa, para a sua 16.ª edição e volta a apresentar sessões de videoarte gratuitas programadas por artistas e curadores internacionais, até 1 de setembro. No dia 30 de agosto é exibido, no Palácio Sinel de Cordes, o programa “A mera possibilidade de um futuro” proposto pela curadora marroquina Laila Hida, que fala da água e a sua representação política e poética. O jardim do Palácio Galveias recebe no dia 31 de agosto Bruno Zgraggen, curador na plataforma suíça Video Window, que apresenta “From Rio de Janeiro into Amazonia and beyond”. Para encerrar, no dia 1, é a vez da curadora norte-americana Lori Zippay apresentar o filme “Four More Years”, de 1974, no Museu da Marioneta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Laila Hida apresenta “A mera possibilidade de um futuro”

Night Market

8 Marvila. Praça David Leandro da Silva 8, 1950-064 Lisboa. Prova de vinhos a partir de 3 euros.

Para ir a um mercado de cultura e vinhos: o 8 Marvila apresenta o ‘Night Market’, um mercado de cultura, vinhos e comércio independente em Lisboa, onde cada loja do 8 Marvila convida um parceiro externo para participar no evento, incluindo ainda a possibilidade de provar 60 vinhos distribuídos pelas antigas cubas dos Armazéns Vinícolas Abel Pereira da Fonseca. A estreia do ‘Night Market’ é dia 31 de agosto, entre as 18h e as 24h, e repete-se em todos os últimos sábados do mês. A participação na prova de vinhos tem o custo do copo (4 euros) e dos respetivos vinhos selecionados em cada loja (entre os 3 e os 9 euros).

O ‘Night Market’ começa a 31 de agosto e repete-se todos os últimos sábados do mês

LandArt Cascais

Quinta do Pisão, Estrada da Serra, Alcabideche. Até dia 1 de setembro das 9h00 às 21h00. Entrada gratuita.

Para ver obras de arte na natureza: é a céu aberto que até dia 1 de setembro a Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais, vai ser a tela do escultor Rui Matos e dos pintores Pedro Vaz e Francisca Carvalho. A LandArt Cascais convidou os artistas a desenvolver trabalhos à volta do conceito de casa e de abrigo para a 11.ª edição desta exposição. Tendo sempre como foco o contacto das pessoas com a natureza e a arte, os três criaram, cada um, as obras “A Multiplicação dos Fingidos”, onde Francisca Carvalho recorreu a uma antiga capela do parque para expandir a decoração com tecidos tingidos à mão, “One-night shelter”, onde Pedro Vaz construiu um abrigo temporário onde os visitantes se podem abrigar, e “Passagem Cega”, um objeto arqueológico criado por Rui Matos.

Pedro Vaz, “One-night shelter”

Cine NOS

Castro Daire, Vila Nova de Poiares, Ferreira do Zêzere e Penacova. Dias 28, 29 e 30 de agosto às 21h30 e 31 de agosto pelas 20h30. Entrada gratuita.

Para ir a uma sessão de cinema ao ar livre: ainda a pensar nas noites de verão, a NOS vai levar até Castro Daire, Vila Nova de Poiares, Ferreira do Zêzere e Penacova sessões de cinema ao ar livre gratuitas nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto. Em cartaz estão os filmes Podia Ter Esperado Por Agosto, em Castro Daire dia 28, e Divertida-Mente 2, em Vila Nova de Poiares a 29, Ferreira do Zêzere a 30 e Penacova a 31.

“Podia Ter Esperado Por Agosto”, de Cesar Mourão, vai ser exibido no Largo das Carrancas, em Castro Daire

Pátio da Casa

Casa da Companhia, Rua das Flores 69, 4050-416 Porto. Todos os dias das 12h00 às 19h00.

Para provar uma versão portuguesa de um prato inglês: fish & chips mas de bacalhau? É o Bacalhau & Chips e pode ser saboreado na nova food truck da Casa da Companhia, no Porto. O Pátio da Casa está instalado no pátio do hotel para dar a conhecer esta versão do conhecido prato inglês, mas com mão do chef Miguel Rocha Vieira. Na confeção, o chef utilizou um lombo de bacalhau fresco, passado em polme à base de cerveja preto e com um toque de caril, e acompanhado por batatas fritas em palitos e por um molho tártaro, aromatizado com salsa, estragão e cerefólio. O Pátio da Casa está aberto todos os dias das 12h00 às 19h00 e conta com 12 lugares.

A food truck Pátio da Casa do hotel Casa da Companhia, no Porto

Tinto Vale do Lobo

Praça Vale do Lobo, 8135-034 Almancil. Todos os dias das 12h00 às 23h00.

Para comer numa tasca: chama-se Tinto e vem acompanhado por um Doce. O novo restaurante do resort Vale do Lobo abriu portas no início do verão e não veio sozinho. A homenagear o património agrícola, pesqueiro e de panificação português, chegou também o Doce Vale do Lobo que celebra o café e a pastelaria com pães e doçaria tradicional. Quanto ao Tinto Vale do Lobo, é uma referência à tradicional taberna portuguesa, com um menu composto por 40 petiscos que trazem os sabores do Norte, do Centro e do Sul de Portugal, como as tiras de choco com maionese de limão e alho, o cabrito assado em vinho, a salada de polvo e o arroz de forno com enchidos tradicionais.

O restaurante Tinto tem capacidade para 120 pessoas, com opção de escolha entre as mesas interiores ou o terraço exterior

Luna Fest

Coimbra. De 30 de agosto a 8 de outubro. Bilhetes a 35 euros por dia e passe geral 88 euros.

Para explorar a arte em Coimbra: não é só na Praça da Canção que o Luna Fest vai animar Coimbra. De 30 de agosto a 8 de outubro, o espírito do festival vai sentir-se por toda a cidade com a programação a arrancar na sexta-feira, às 18h30, com o documentário The Parkinsons: A Long Way to Nowhere na Casa do Cinema de Coimbra, seguido, no dia seguinte, pelo filme Pretty in Pink, de 1986, baseado na canção dos Psychedelic Furs com o mesmo nome. O festival conta ainda com dj sets, concertos, exposições de arte e performances teatrais e o programa pode ser consultado na página oficial.

O filme “Pretty in Pink” vai ser exibido no dia 30 de agosto no Luna Fest

Topos

Av. da Praia da Falésia, 8125-406 Quarteira. Segunda e terça-feira das 11h00 às 23h00, quarta e domingo das 19h00 às 23h00 e quinta-feira a sábado das 18h30 às 23h00.

Para mergulhar na cozinha grega: o Topos tem uma nova carta que promete levar os convidados numa viagem pelas ilhas do Mar Egeu. O restaurante do Domes Lake Algarve apresenta uma fusão da gastronomia grega com a portuguesa, com os chefs Dionisis Pliatsikas e Vítor Moreira à frente, e faz, nos seus novos pratos, o mar protagonista: nos petiscos há lulas recheadas e nos principais o polvo assado e o linguini com camarão tigre XL. Quanto às sobremesas, o pistachio recheia o millle-feuille de filo para ser aproveitado na esplanada com vista para as piscinas do resort.

O Millle-Feuille de Filo e Pistachio do Topos

French Zest Pic-Nic

Sofitel Lisbon Liberdade, Av. da Liberdade 127, 1269-038 Lisboa. Pacotes a 190 e 270 euros. Até ao final de outubro. Reservas através do +351 21 322 8300  ou concierge.lisbon@sofitel.com.

Para fazer um piquenique no parque: subir a Avenida da Liberdade de tuk-tuk e fazer um pi-nic no Parque Eduardo VII é a sugestão do Sofitel Lisbon Liberdade para aproveitar os últimos dias de verão. Ao estilo francês, o chef Daniel Schlaipfer preparou um menu que, acompanhado por champagne, sumo de laranja do Algarve e vinho rosé, conta com sabores típicos portugueses, como pastéis de bacalhau, saladinha de polvo e sardinhas com pão alentejano, e com especialidades como croquetes de porco preto e brioche de salmão e abacate. Para adoçar este pic-nic no Parque, não faltam os pastéis de nata e os macarons. O hotel apresenta dois pacotes para duas pessoas: viagem ida e volta de tuk-tuk com piquenique a 190 euros e viagem ida e volta de tuk-tuk com piquenique e tour pelos pontos mais emblemáticos de Lisboa a 250 euros.

O Sofitel conta atualmente com mais de 120 hotéis

“Nunca mais é sábado” é uma rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.