Um avião que saiu do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esta manhã de quarta-feira em direção a Paris, França, teve de regressar ao aeroporto lisboeta depois de declarar emergência por fumo na cabine, confirmou fonte do Comando Metropolitano de Lisboa ao Observador.
De acordo com a mesma fonte, o alerta foi recebido pelas 8h34 e no local estiveram 14 meios e 28 operacionais, entre bombeiros e INEM. O Observador contactou a ANA – Aeroportos de Portugal, mas não obteve resposta. Trata-se de um avião da TAP Airbus 381 que seguia de Lisboa para o aeroporto de Orly, em Paris.
Nas rede social X (antigo Twitter), houve quem relatasse a existência de fumo.
Emergência no aeroporto, avião a caminho em mayday. Potencialmente grave.
Alguém? @tomahock? Bueller?— Pedro (@pmraimundo) September 4, 2024
Segundo o Correio da Manhã, os passageiros tiveram de utilizar máscaras de oxigénio e, depois de terem sido retirados, seguiram viagem noutro voo. A CNN dá conta que iam 192 passageiros a bordo.
[Já saiu o sexto episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Também pode ouvir aqui o primeiro e aqui o segundo, o terceiro , o quarto e o quinto episódios]
No site da empresa norte-americana Flight Aware é possível verificar que o voo descolou às 8h08 e aterrou de novo na Portela às 8h40.