O jurista Carlos Moreira é o novo diretor da cadeia de Vale de Judeus, anunciou o Ministério da Justiça esta quinta-feira. Novo diretor da cadeira de onde no início do mês fugiram cinco reclusos inicia funções a 23 de setembro.
“Jurista experiente na gestão e liderança de estabelecimentos prisionais”, de acordo com um despacho do Governo, Carlos Moreira era até então direção do estabelecimento prisional da Carregueira, em Sintra, onde desempenhava funções desde 2022. A nomeação é feita por um período de três anos, renováveis, até ao máximo de três renovações.
O presidente do sindicato nacional do corpo da Guarda Prisional diz que Carlos Moreira tem o perfil indicado para liderar Vale de Judeus. À Rádio Observador, Frederico Morais diz que Moreira “vai arrumar a casa”.
Carlos Moreira é natural de Miranda do Douro e tem 50 anos. É licenciado em Direito e Mestre em Direito e Segurança. Antes disso, Carlos Moreira dirigiu as cadeias do Linhó, de Pinheiro da Cruz e de Olhão. Desempenhou ainda funções na Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e como jurista nos estabelecimentos prisionais de Caixas e do Linhó.