O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez uma breve intervenção nas Nações Unidas, em Nova Iorque, em que destacou o caminho que a Ucrânia está a fazer para a paz e para o desenvolvimento sustentável, alinhados com os pontos das Nações Unidas, entre os quais destacou a segurança alimentar e energética. Nesse sentido, o chefe de Estado ucraniano sublinhou a realização da segunda Cimeira da Paz e a implementação da Fórmula da Paz, agradecendo o apoio de vários países, especialmente dos países africanos.

Zelensky considerou que os Estados das Nações Unidas têm “de ter uma voz unida” para fazer frente ao grupo liderado pela Rússia, que “trabalha ativamente para sabotar o futuro, opondo-se a iniciativas que fortalecem a Carta das Nações Unidas”. “Putin já nos roubou muito, mas não vai roubar o futuro do mundo”, rematou Zelensky.

Esta primeira intervenção do Presidente ucraniano fez parte de uma painel intitulado “O futuro começa agora”, integrado na Cimeira do Futuro, um evento à margem da Assembleia Geral da ONU.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR