Siga aqui o liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Um vídeo partilhado por uma unidade ucraniana mostra como um operador de drone enviou água e analgésicos a um soldado russo ferido que, alegadamente, estava há sete dias sem água e comida.

As imagens foram partilhadas no domingo em várias redes sociais e plataformas. No canal de YouTube do batalhão, por exemplo, o vídeo já tem mais de 280 mil visualizações.

A gravação com cerca de 12 minutos começa por mostrar um soldado russo isolado e escondido, mas sem especificar em que zona de combate foram captadas as imagens ou quando. Porém, de acordo com o jornal britânico Telegraph, as imagens terão sido gravadas no Donbass, no leste da Ucrânia, algures durante o verão.

O drone é operado por alguém com o nome de código “Steiger”. Nos primeiros minutos, é visível como o operador deixa cair algumas bombas quando descobre o esconderijo de um homem, supostamente um soldado russo. Na legenda do vídeo, é dito que o soldado estaria refugiado há uma semana, “sem comida e sem água”.

Depois de atingir o esconderijo com bombas, que deixaram o homem ferido mas não o levaram a abandonar o esconderijo, “Steiger” recarrega o drone com munições. Quando regressa ao local, percebe que o homem decidiu render-se. Nas imagens, o drone aproxima-se do rosto do soldado, que levanta as mãos e implora que o deixem viver. Há um corte na imagem e, no plano seguinte, o drone deixa cair as munições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de estar ferido, o soldado russo tenta levantar-se e começa a caminhar. Segundo as legendas, o homem estaria a caminhar na direção errada e o operador transmite-lhe essa informação.

O soldado começa a ficar exausto e deita-se, sem conseguir caminhar. Aponta para a boca, a pedir de água. O operador do drone deixa cair alguma água e uma mensagem que, de acordo com as legendas do vídeo, diz “segue o drone no topo das trincheiras”.

O homem diz que sim e agradece. Além da água, o drone também deixou cair um injectável, que no vídeo é contextualizado como um analgésico.

Não é explicado quanto tempo passou, mas o homem parece recuperar e começa a seguir o drone, ainda que algo combalido. O drone mostra uma imagem mais distante do campo de batalha, enquanto o homem caminha, em que é visível a destruição no terreno e algumas colunas de fumo.

O homem pede, entretanto, mais algum tempo para descansar e fumar um cigarro. Tira um maço de um dos bolsos e deita-se num buraco. Nessas imagens, é visível o ferimento numa das pernas.

O vídeo do batalhão ucraniano mostra então mais algumas imagens de fumo, alegando que se trata de fogo inimigo. O homem caminha ao longo de uma trincheira até chegar até dois soldados ucranianos, que se dirigem rapidamente para o homem para aceitar a rendição, agarram nele e arrastam-no para dentro de um abrigo.

Estas imagens serão parte de uma campanha de recrutamento deste batalhão ucraniano que, segundo o jornal Telegraph, está a ter dificuldades de recrutamento.