Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra no Médio Oriente.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, está “profundamente preocupado com a continuação da escalada (de violência) no Médio Oriente”, após os ataques israelitas no Irão, afirmou este sábado o seu porta-voz num comunicado.

António Guterres “reitera com urgência o seu apelo a todas as partes para que cessem todas as ações militares, incluindo em Gaza e no Líbano, para que envidem todos os esforços para evitar uma guerra regional generalizada e para que regressem à via da diplomacia”, lê-se na nota.

Israel anunciou este sábado que tinha efetuado ataques “precisos e direcionados” no Irão em resposta ao ataque de 1 de outubro, visando em particular locais de produção de mísseis, enquanto Teerão relatou “danos limitados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes bombardeamentos têm como pano de fundo as tensões regionais exacerbadas no último ano pela guerra em Gaza entre Israel e o Hamas, e as suas repercussões no vizinho Líbano, onde o exército israelita combate o Hezbollah.

Estes dois movimentos islamitas são aliados do Irão, que os arma e financia.

Em 1 de outubro, Teerão disparou cerca de 200 mísseis contra Israel, incluindo, pela primeira vez, vários mísseis hipersónicos.

Israel tinha prometido retaliar o Irão por este ataque.