Cada Estado segue diferentes metodologias na contagem dos votos. Eis como será a contagem nos sete Estados considerados decisivos, de acordo com a CNN.

  • Geórgia: neste Estado, os votos antecipados e os votos por correspondência serão contados logo no início da noite, a seguir ao fecho das urnas (à meia-noite, hora de Portugal Continental). Espera-se que os condados mais rurais e pequenos reportem as contagens antes dos condados das grandes áreas urbanas. O resultado final do Estado deverá ser conhecido ainda esta noite.
  • Carolina do Norte: neste Estado, em que as urnas fecham à meia-noite e meia (hora portuguesa), os primeiros votos a serem contados são os enviados por correspondência. Seguem-se os votos presenciais e só depois os votos antecipados. O resultado final do Estado deverá ser conhecido ainda esta noite, embora não seja certo — devido aos efeitos do furacão Helene.
  • Pensilvânia: é o maior do Estados decisivos e há uma lei estadual que impede que os votos por correspondência comecem a ser contados antes do fecho das urnas. Apenas à 1h, quando as urnas encerrarem, é que serão contados todos os votos — o que pode atrasar a contagem, prolongando-a por vários dias, como aconteceu em 2020.
  • Michigan: neste Estado (cujas mesas de voto encerram entre a 1h e as 2h) a contagem não deverá estar concluída esta noite. Os votos da área urbana de Detroit só costumam ser contados na totalidade no dia seguinte à eleição.
  • Arizona: neste estado, nenhum voto é reportado até uma hora depois do encerramento das urnas, às 2h. Os primeiros votos a ser contabilizados são os antecipados e os votos enviados por correspondência. Espera-se que a contagem se prolongue por vários dias.
  • Wisconsin: Embora este Estado normalmente reporte quase todos os resultados na noite da eleição, alguns condados de grande dimensão (principalmente na área urbana de Milwaukee) só deverão concluir a contagem de votos por correspondência na quarta-feira — o que poderá atrasar o anúncio do vencedor, se a votação de Trump e Harris for renhida.
  • Nevada: neste Estado, nenhum voto é reportado antes de todas as mesas de voto terem encerrado. A votação pode prolongar-se por vários dias, uma vez que o Nevada aceita votos por correspondência até dia 9.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR