O Presidente ucraniano, Volodymry Zelensky, informou, esta sexta-feira, que teve uma conversa telefónica com o chanceler alemão. A chamada acontece duas semanas depois de Olaf Scholz falar ao telefone com o Chefe de Estado russo, Vladimir Putin.

Numa publicação no X (antigo Twitter), o Presidente ucraniano desvendou que Olaf Scholz “partilhou detalhes da chamada com Putin”. “Fica claro que apenas a força combinada entre armas e diplomacia pode obrigar aquele que é o responsável por esta guerra a terminá-la. A paz verdadeira apenas pode ser alcançada através da força”, disse Volodymyr Zelensky.

Na chamada, o Presidente ucraniano também agradeceu a Olaf Scholz pela “liderança alemã de apoio à Ucrânia”, especialmente por a Alemanha fortalecer a “capacidade de defesa aérea [da Ucrânia] com Patriots e IRIS-T”, que, segundo Volodymyr Zelensky, “salvaram milhares de vida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Olaf Scholz e Volodymyr Zelensky discutiram também os passos para “fortalecer a capacidade de a Ucrânia se defender”. “Aumentar a pressão para fortalecer as posições da Ucrânia em todas as frentes é crítico para forçar o agressor à paz.”

Já Olaf Scholz, também teceu comentários sobre a chamada telefónica. Na sua conta do X, o líder alemão prometeu que a Alemanha vai continuar a apoiar militarmente a Ucrânia em “cooperação com os parceiros europeus e internacionais”.

“Concordei com Zelensky que nós vamos mantermo-nos em contacto — também com a perspetiva de chegar a caminhos para a paz justa”, concluiu o líder da Alemanha.