Este artigo é da responsabilidade da Fixando
Portugal é um país de empreendedores. O Financial Times dá-nos o 6º lugar no ranking de países europeus para “start-up hubs”. Mas podemos perguntar-nos se o engenho vem da necessidade. Os últimos dados apontam para que 291.000 portugueses tenham dois ou mais empregos, um número que não era tão alto desde 2011. A título de exemplo, um estudo recente da Fixando concluiu que os professores ganham mais a dar explicações do que a fazer horas extra na escola pública – sem surpresas, há mais 14% de docentes registados na plataforma este ano do que no ano letivo anterior.
Aliás, o número de prestadores de serviços registados na Fixando não para de aumentar. Afinal, não faltam motivos para os portugueses quererem começar o seu próprio negócio. Em primeiro lugar, a possibilidade de ter uma segunda fonte de rendimento e que, a correr bem, se pode até tornar na sua principal atividade. Depois, a questão da flexibilidade para gerir os próprios horários conforme a disponibilidade. Como alguns professores no estudo que apontámos acima mencionaram, as horas extra na escola pública requerem “burocracia” que só lhes rouba mais tempo.
A grande dificuldade é como começar um negócio próprio do zero, especialmente quando se tem pouco capital para investir. Muitas pessoas acreditam que o segredo está nas redes sociais, apesar de as redes sociais já não serem o terreno fértil que eram antes. Todas as redes cortaram o alcance orgânico (isto é, o número de seguidores que veem os posts sem pagar) e é indispensável investir em anúncios. Isto para não mencionar que os anúncios chegam, inevitavelmente, a pessoas que não estão realmente interessadas nos seus serviços. O mesmo se pode dizer da publicidade nas caixas de correio.
A única forma de começar um negócio com pouco capital é chegar cirurgicamente ao seu público-alvo e criar uma boa reputação. É aí que entra a Fixando, uma plataforma de serviços portuguesa que existe desde 2017. Os clientes entram na plataforma, fazem um pedido, por exemplo de limpeza da casa ou de serviços de mudanças, que é enviado para empresas e profissionais registados na mesma zona. Os resultados falam por si: a taxa de conversão é de 20%, que significa que os nossos profissionais fecham um negócio por cada 5 orçamentos enviados.
Nenhuma outra forma de chegar a clientes tem uma conversão tão alta. Os anúncios no Instagram, por exemplo, têm uma taxa de conversão próxima de 1%. Os anúncios no Google, se tiverem uma gestão razoável, chegam aos 5%. Ao chegar a clientes que estão ativamente à procura dos seus serviços, temos resultados muito superiores. No entanto, mesmo com a nossa ajuda, há algumas dicas que deve ter em atenção para não só criar o seu próprio destino, como ser bem-sucedido na missão. De encontrar o público-alvo nós tratamos; mas agora precisa de construir uma reputação.
Quando se registar na Fixando, tem oportunidade de criar um perfil de profissional. Insistimos sempre com todos os profissionais para preencherem todos os campos e darem tanta informação quanto possível aos futuros clientes. Se o fazemos, é porque sabemos que isso aumenta a probabilidade de conseguir fechar negócio. Imaginemos, por exemplo, a categoria de “Remodelações”, que está constantemente no top de serviços mais procurados na Fixando. Como é evidente, todos os clientes querem saber quem vai entrar na sua casa, há quanto tempo trabalha na área e que tipo de obras já concluiu.
Portanto, não se esqueça de preencher a sua bio, de verificar o perfil com os seus contactos, de inserir as suas redes sociais e de incluir fotos de trabalhos que fez no passado para mostrar o portfólio. Da nossa parte, prometemos que vamos relembrar todos os clientes que adquirir através da Fixando para deixarem uma avaliação no seu perfil. Quanto mais avaliações de 5 estrelas tiver (a média dos nossos profissionais é de 4.74 estrelas, o que muito nos orgulha), maior a probabilidade de conseguir novos clientes. É assim que os clientes trazem mais clientes, mesmo que não se conheçam – as avaliações transmitem confiança.
Ainda assim, há mais algumas dicas que deixamos para conseguir fechar mais negócios (através da Fixando e não só). A primeira é ser tão rápido quanto possível a responder. Embora muitos clientes da Fixando fiquem à espera de vários orçamentos para poder comparar, há muitos pedidos que são feitos com urgência. Portanto, a responsividade é um dos principais fatores para conseguir fechar negócio. A pensar nisso, lançamos a App Fixando iOS e a App Fixando Android. Desta forma, pode responder aos clientes facilmente através das mensagens.
A segunda dica é fazer sempre um segundo contacto. Pedimos aos clientes que confirmem o contacto de email e o contacto telefónico, por isso não hesite em usá-los. Uma chamada após enviar o orçamento, ou quando o cliente demora a dar feedback, pode ser determinante para esclarecer dúvidas em relação ao trabalho ou aos materiais, dissipar receios do cliente, e transmitir o seu know-how. A responsividade e a proximidade que estabelece com o cliente são determinantes para o seu sucesso como prestador de serviços, especialmente em áreas onde há muita concorrência.
O que nos leva a outro tema: a concorrência. Ao longo dos nossos sete anos de existência, já vimos muitos prestadores de serviços a começar do zero e a transformar os seus negócios em empresas bem sucedidas. Será que ainda há espaço para novos prestadores de serviços? Será que vale a pena criar um perfil e concorrer com profissionais que estão há anos na plataforma, com avaliação de 5 estrelas atrás de avaliação de 5 estrelas? Claro que sim. É com muita satisfação que dizemos a todos os profissionais que ainda há muitas oportunidades para fazer crescer o seu negócio com a Fixando.
Vejamos, por exemplo, o caso dos serviços de personal training, aluguer de insufláveis, consultas de psicologia e estofadores, que não podem ser mais díspares entre si. A procura por cada um destes serviços aumentou 90%, 63%, 62% e 62%, respetivamente, no último semestre. No entanto, o registo de novos profissionais nas mesmas categorias aumentou apenas 57%, 46%, 40% e 33%, o que é insuficiente para fazer face a todos os pedidos. Notamos isto especialmente no interior do país, em Bragança, Portalegre, Vila Real e Castelo Branco, onde há cada vez mais procura mas pouca capacidade de resposta.
Além disso, também há categorias que estão em expansão. Este verão, por exemplo, os hotéis para animais e os pet sitters registados na Fixando só foram capazes de dar resposta a 14% dos pedidos, em comparação com o ano passado. É importante perceber que os hábitos dos consumidores não são imutáveis – há serviços cuja procura aumenta no tempo, e há também alterações no comportamento dos consumidores. Hoje, quase todas as pessoas fazem uma pesquisa online antes de contratar qualquer serviço. E serviços que outrora se concentravam em Lisboa e no Porto começam a ter procura em mais regiões.
O resultado é que, mesmo as categorias onde há manifestamente mais concorrência, como pintura de casas, fotografia, psicologia e certificação energética de edifícios (que subiu 9% em relação ao período homólogo do ano passado), continuam no top 10 dos serviços mais procurados na plataforma. Por isso, quer seja uma forma de encontrar uma fonte extra de rendimento (a dar explicações, por exemplo!) ou uma rampa de lançamento para um novo negócio, todos os prestadores de serviços vão encontrar uma oportunidade para crescer na Fixando.