Entre as melhores séries da última década e as que se tornaram muito populares, várias são adaptações de livros. Por vezes, surpreendem os espectadores que não estavam à para da existência do livro; noutras ocasiões, a palavra “adaptação” pode ser um pouco exagerada, mas o carimbo literário está sempre lá. Tudo isto a propósito de Cem Anos de Solidão, clássico absoluto de Gabriel García Márquez transformado numa série de oito episódios que facilmente entrará no top dos mais vistos. Noutro campeonato, surge O Sonho Produções, um spin-off de Divertida-Mente, com o carimbo da Pixar. São quatro episódios que totalizam menos de hora e meia em volta de uma produtora cinematográfica de — claro está — sonhos, de sonhos a sério, que mistura muito bem o subconsciente com a fábrica de Hollywood. Mas esta introdução serve apenas para explicar que o espectro de estreias é largo e é abrangente junto do público. Ora vejam

“Bluey Curtas”

Disney+, segunda-feira, 9 de dezembro

Se por alguma razão já deu a volta vezes e vezes a todos os episódios de Bluey (não julgamos e sabemos que são mais de 150), fique a saber que esta segunda-feira aterram mais seis miniepisódios (ou minisodes) na Disney+. Não é a mesma coisa, certo, mas estes shots têm sido bem divertidos e vão mantendo a alegria e o equilíbrio do universo entre os pequenos (e não só) fãs de uma das mais populares produção de animação deste nosso tempo.

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“Secret Level”

Prime Video, terça-feira, 10 de dezembro

Pac-Man, Megaman, Armored Core, Sifu, Unreal Tournament e uma série de outros videojogos, servem de inspiração para estas quinze curtas-metragens que chegam esta semana à Prime Video. Chegarão a um ritmo semanal à plataforma da Amazon e tem que se ver isto como uma espécie de Love, Sex & Robots da Netflix, doses curtas de adrenalina e ação que exploram uma (ou mais) particularidades de um universo muito em específico. Aqui a ideia cinge-se aos videojogos, em jeito de tributo a certos franchises, mas também com um bom teor de promoção. Vamos ver se pega tão bem como a maravilhosa série da Netflix.

“Lost Boys & Fairies”

Filmin, quarta-feira, 11 de dezembro

Um artigo recente no The Guardian falava de como muita da televisão que hoje vemos – sobretudo a que vai direta para streaming — é intencionalmente britânica, mas o dinheiro é todo norte-americano. Não é sinal, por si só, de uma indústria em crise, mas a ideia de série britânica – e de todo o ambiente – ainda vende e convence uma generalidade do público. Contudo, ainda há boas séries de produção britânica, como esta da BBC, com apenas três episódios e que conta a história de um casal gay, composto por um cantor e performer queer, Gabriel (Sion Daniel Young) e Andy (Fra Ree), que estão nesta relação há muito tempo e acham que é tempo de adotar uma criança. Foi um fenómeno de audiências em Inglaterra, muito elogiada pela escrita e pelas performances.

“O Sonho Produções”

Disney+, quinta-feira, 11 de dezembro

No passado, a Pixar imaginou o que seria se as emoções (Divertida-Mente) fossem pessoas trabalhadoras que estivessem no nosso cérebro a operar mil e uma coisas ao mesmo tempo para conduzir aquilo que experienciamos e como o sentimos. Nos melhores dias, criariam memórias. Repetiram a doze para um segundo filme que foi um enorme sucesso. Agora, a partir desse conceito, desenvolvem o mesmo para os sonhos: há toda uma produção envolvida na criação dos mesmo e no impacto que terão quando voltamos a acordar. Tudo continua a acontecer na cabeça de Riley, desta vez em episódios — quatro, de vinte minutos cada. Muito recomendável.

“Cem Anos de Solidão”

Netflix, quinta-feira, 12 de dezembro

Para quem não tenha reparado: as adaptações de livros à televisão são uma mina de matéria e de negócio. Há muitas razões para isso e não vamos estar aqui agora, neste pequeno textinho, a debruçarmo-nos sobre elas, mas fica a deixa: chegou a vez de Gabriel García Márquez. Cem Anos de Solidão chega à Netflix esta semana. São oito episódios, com cerca de uma hora cada, que tentam traduzir esta história para a TV, num misto de epopeia familiar com magia misteriosa, utopia e amor. Um clássico da literatura mundial — mais um, aos poucos todos vão conhecendo a sua versão-série.

“Selena + Chef: Home for Holidays”

Max, quinta-feira, 12 de dezembro

Selena Gomez descobriu um filão como apresentadora de culinária na TV. Selena + Chef já vai em quatro temporadas e regressa nesta altura de Natal com um especial que passou nos EUA no ano passado e que só chega agora a Portugal. Home For Holidays foi o seu especial de Natal de 2023, em que convidou quatro chefs para cozinharem na casa da atriz-cantora, pratos preferidos para esta época do ano incluídos.

“Elton John: Never Too Late”

Disney+, sexta-feira, 13 de dezembro

Numa altura em que se fala muito da saúde do cantor britânico, chega à plataforma da Disney um documentário estreado em setembro passado no Toronto International Film Festival e que passou nas salas apenas em alguns países. Realizado por R. J. Cutler e David Furnish (o marido do cantor), Never Too Late segue uma fórmula sem segredos para quem está habituado a estas coisas: imagens nunca antes vistas, acesso único à vida privada e uma passagem por alguns momentos e concertos icónicos do biografado. Só que é sobre Elton John, e não sobre alguém que começou a carreira há uns anitos. Ou seja: esperem um carrossel de emoções e de histórias.

“Bookie T2”

Max, sexta-feira, 13 de dezembro

Chuck Lorre chegou à Max com a colaboração de Nick Bakay e uma história tipicamente americana em volta do universo das apostas, que está sempre ali num limite da legalidade e que tem camadas e camadas de detalhes pouco claros nos diferentes níveis da coisa. A primeira temporada foi bom entretenimento. Sebastian Maniscalco era um corretor de apostas convincente e a dupla que fazia com o seu braço direito, Omar Dorsey, resultava. Regressa agora para mais oito episódios que chegarão a um ritmo semanal e não é necessariamente aquilo que seria mais óbvio vindo de Chuck Lorre.