Rui Rocha, atual presidente da Iniciativa Liberal, é recandidato ao cargo, anunciou em entrevista à SIC Notícias. Em comunicado, o líder liberal justifica que a decisão “honra o compromisso” assumido de cumprir um segundo mandato, garantindo “condições de estabilidade na liderança necessárias à afirmação e desenvolvimento do projeto político liberal”.

Ainda antes da Convenção em que irá a votos, que decorre a 1 e 2 de fevereiro, Rui Rocha antecipa que a primeira prioridade para os próximos dois anos será “apresentar aos portugueses uma visão reformista para o papel do Estado e um plano ambicioso para a modernização da Administração Pública”.

“Num momento em que todas as outras forças políticas partilham uma intenção claramente despesista e demasiado dependente do Estado que se mostra incapaz de cumprir sequer as suas responsabilidades básicas e em que é cada vez mais necessário combater as derivas identitárias dos extremos do espectro partidário, a Iniciativa Liberal deve liderar como solução política que defende uma abordagem centrada no reforço da liberdade individual, no respeito pela propriedade e na força da sociedade civil e da iniciativa privada. É essa responsabilidade que eu próprio e a equipa que lidero assumimos perante os portugueses e os membros da Iniciativa Liberal”, explicou o líder da IL.

Rui Malheiro é o candidato da oposição interna da IL contra Rui Rocha

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rui Rocha diz tratar-se de uma “candidatura de uma liderança e de uma equipa que garantem o reforço dos valores e bandeiras políticas da Iniciativa Liberal”, com a promessa de que a candidatura representa “uma solução de crescimento para o país fundada nos valores da coragem, da responsabilidade e do trabalho”, mas também um “forte de sinal de esperança para aqueles que ambicionam uma sociedade em que é possível crescer pelo trabalho, em que o mérito é valorizado e recompensado, em que os jovens encontram oportunidades, em que todos têm voz e em que os recursos são geridos de forma eficiente para garantir uma rede de proteção que não deixa ninguém para trás”.

O atual líder da IL e recandidato ao cargo ainda não apresentou a equipa com que vai a votos, mas sabe-se desde já que perderá um dos seus vice-presidentes, Bernardo Blanco, que decidiu não fazer parte da próxima Comissão Executiva.

Bernardo Blanco não fará parte da próxima direção da Iniciativa Liberal