Anualmente, o Consumer Reports (CR) analisa a opinião dos utilizadores sobre os veículos que adquiriram, auscultando não só as razões de queixa bem como a respectiva gravidade. O relatório que daqui resulta permite determinar os modelos mais fiáveis, bem como as marcas que, em média, comercializam veículos que menos dores de cabeça dão aos condutores. E na edição de 2025 do CR surgiu um novo líder face ao estudo anterior, com a Subaru a ultrapassar a BMW, que liderou em 2024.

Como organismo sem fins lucrativos norte-americano que é, o CR analisa apenas o mercado local. Porém, a maioria das marcas que vendem do lado de lá do Atlântico também o fazem do nosso lado e muitas delas até são europeias, pelo que vale sempre a pena analisar este estudo. Das 32 marcas que figuram no ranking de 2025, 20 são comercializadas em Portugal e, entre elas, foi a BMW que se revelou a mais fiável, ao reunir 78 pontos num máximo de 100 (a Subaru conseguiu 79). A seguir surgem dois construtores com 77 pontos, respectivamente a Lexus e a Porsche, seguidas pela Honda (75), Audi (74) e três outros fabricantes com 73 pontos, designadamente a Kia, a Hyundai e a Toyota. A Mini encerra o top 10 com 71 pontos — a Infiniti obteve a mesma pontuação, mas a marca de luxo da Nissan não se comercializa por cá.

A Mazda instala-se na 14.ª posição com 67 pontos (depois da Acura e da Genesis, não disponíveis entre nós), sendo seguida pela Nissan com o mesmo número de pontos. Já a Tesla aparece em 18.º lugar com 65 pontos (depois da Chrysler com 66 e da Buick com 65), posicionando-se como o fabricante exclusivamente de veículos eléctricos mais bem classificado. A marca norte-americana coloca-se assim à frente da Ford (65), Mitsubishi (63), Volvo (62), Mercedes (61), VW (57), Alfa Romeo (56), Land Rover (51) e Jeep, que ocupa a 32.ª e última posição, com 46 pontos.

Além das marcas, os cerca de 300.000 veículos analisados por ano permitiram apurar o tipo de mecânica mais robusta. E, neste ponto, as unidades motrizes que se revelam mais fiáveis são as a combustão (sem qualquer tipo de electrificação) e os híbridos, alcançando ambos a mesma eficiência. De acordo com o estudo de 2025 do CR, os modelos eléctricos acusaram mais 42% de problemas do que as mecânicas de combustão — ainda assim, uma melhoria face aos 79% que registaram em 2024 —, enquanto os modelos híbridos plug-in (PHEV) são os que montam as mecânicas mais frágeis, com mais 70% de problemas do que os motores a combustão. Não obstante, os PHEV registam uma melhoria considerável face aos mais 146% de problemas relativos a 2024.

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