A Corticeira Amorim vendeu duas empresas que detinha na Suécia e na Dinamarca, anunciou a empresa em comunicado, sem especificar o valor do encaixe. No entanto, segundo o comprador, o grupo Volati, o negócio valeu à Amorim 310 milhões de coroas suecas, cerca de 30 milhões de euros ao câmbio atual, o que corresponde a uma valorização de cinco vezes o EBITDA. A Corticeira Amorim fez, entretanto, uma adenda ao seu comunicado inicial indicando como valor de transação 23,7 milhões de euros.

A empresa de cortiça nacional informou, em comunicado, que a sua subsidiária Amorim Cork Flooring, vendeu a totalidade da participação (80%) que detinha na Timberman Denmark que por sua vez é dona da Timberman Golv, na Suécia, ao grupo Salix que faz parte do conglomerado sueco Volati.

Estas duas companhias, agora vendidas, registaram, em 2024, um volume de negócios consolidado de 36 milhões de euros. A Corticeira Amorim entrou na distribuidora dinamarquesa em 2011 e na sueca em 2017. Distribuem revestimentos de solos em vinil, cortiça e madeira e vão continuar, indica o comunicado da empresa nacional, a distribuir produtos da Corticeira Amorim que muda a estratégia em alguns mercados. Passa a ter distribuidores em vez de filiais.

A Corticeira Amorim indica ainda que “esta mudança corre em paralelo com o lançamento, em 2025, da nova unidade designada Amorim Cork Solutions, que partirá da atividade da Amorim Cork Composites e onde serão incorporadas as atividades dos pavimentos e dos isolamentos”.

(Notícia atualizada com informação adicional prestada pela Corticeira Amorim)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR