Para disputar os mercados japonês, norte-americano e europeu, a Toyota oferece um número diminuto de veículos eléctricos a bateria, sendo que para os europeus está destinado apenas um, o bZ4X, SUV que é proposto a partir de 42.940€ com motor de 204 cv e uma autonomia de 513 km. Mas há mercados onde os modelos eléctricos são mais importantes, como é o caso da China, onde a oferta deste tipo de veículos é maior. E aí uma das últimas novidades é o bZ3X, um SUV mais curto (15 cm) mas mais alto (9 cm) do que o bZ4X, o que torna mais volumoso, apesar de ser 120 kg mais leve.

Apresentado no Salão de Pequim de 2024, juntamente com a berlina bZ3C, o bZ3X rompe com a linguagem estilística que caracteriza os modelos mais recentes da Toyota, com a marca a admitir que tem linhas “generosas, simples e elegantes”, mas “com estilo chinês”. A produção está a cargo da joint-venture que os japoneses têm com a gigante chinesa GAC, desconhecendo-se de momento se poderá ser exportado para a Europa ou se a Toyota o pretende produzir fora da China.

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A Toyota propõe o bZ3X em três versões de equipamento (430 Air+, 520 Pro+ e 620 Max), por valores que oscilam entre 100.000 (13.091€) e 200.000 Yuan (26.182€). Independentemente do nível de equipamento, as imagens revelam um habitáculo moderno ao nível do tablier, com os cinco assentos mais virados para a família, em termos de versatilidade. E aqui o destaque vai para o facto de os bancos anteriores fazerem cama, com continuação para o assento posterior.

O bZ3X monta uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) com 50 kWh de capacidade, o que lhe permite anunciar 430 km segundo o método chinês CLTC, o que deverá equivaler a menos de 300 km de acordo com o método europeu WLTP. O novo SUV eléctrico japonês pode ainda montar acumuladores maiores, passando então a oferecer 520 km e 620 km de alcance entre recargas, mais uma vez de acordo com o “optimista” CLTC.

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