Dezenas de milhares de pessoas saíram este domingo às ruas de Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha, para protestar contra um megacomplexo industrial que a portuguesa Altri quer instalar na região. Como escreve o jornal El País, a fábrica de pasta de papel e fibras têxteis que a empresa portuguesa quer instalar na localidade de Palas de Rei, em Lugo, aguarda a aprovação ambiental.

Sob gritos de “Altri não”, os manifestantes exprimiram a rejeição à fábrica promovida pela empresa portuguesa com a Greenalia, uma empresa da Corunha da qual Beatriz Mato, ex-ministra do Ambiente de Alberto Núñez Feijóo, é membro da direção.

Milhares de pessoas protestaram na Galiza contra construção de fábrica da portuguesa Altri

Nos últimos meses, os protestos contra o megacomplexo industrial da Altri na Galiza tem-se intensificado. A 26 de maio, cerca de 20 mil pessoas manifestaram-se nas ruas da cidade de Palas de Rei para dizer “não” à nova fábrica que, de acordo com o estudo ambiental, terá uma capacidade de produção de 400 mil toneladas de celulose solúvel e 200 mil de fibra têxtil vegetal, a partir de até 1200 milhões de toneladas de madeira de eucalipto por ano e 20 mil metros cúbicos de água do rio Ulla por dia. A 12 de junho, houve uma manifestação marítima descrita na imprensa espanhola como “histórica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR