913kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

De Tomaso P72 está pronto para os 72 clientes que pagaram 1,6 milhões

No próximo ano arrancam as entregas de mais uma obra de arte sobre rodas. O P72 marca o regresso da De Tomaso ao reino dos superdesportivos, com apenas 72 unidades por 1,6 milhões de euros cada.

8 fotos

A De Tomaso é mais um construtor de desportivos de sonho que nasceu na região de Modena/Maranello, zona que já tinha assistido ao despontar da Ferrari e da Lamborghini. Fundada em 1959 por Alejandro de Tomaso, esta marca trouxe-nos modelos deslumbrantes como o Mangusta (1966) e o Pantera (1971) — que viria a animar o panorama das corridas de velocidade em Angola, nos anos 70 e em Portugal na década de 80, nas mãos do piloto Tino Pereira —, ambos desenhados pela Ghia e com mecânicas Ford V8. A De Tomaso viria a ser vendida em 2009 e depois de novo em 2015, desta feita à Consolidated Ideal Team Ventures, de Hong Kong, que exibiu um protótipo do novo P72 em 2019 no Festival de Velocidade de Goodwood.

Agora a De Tomaso anunciou que, após cinco anos de desenvolvimento, o protótipo de Goodwood está pronto a passar à produção em série, de forma a ser entregue aos compradores. Serão fabricadas apenas 72 unidades, propostas por 1,6 milhões de euros cada, com o modelo a manter umas linhas arredondadas e decididamente rétro, facilmente associadas ao De Tomaso P70 de competição.

O melhor atmosférico do mundo analisado à lupa

O P72 recorre a um chassi monobloco em fibra de carbono, o mesmo material que é utilizado para dar forma à carroçaria. Por dentro, o novo modelo da De Tomaso é mais luxuoso do que o exterior deixa transparecer, como que a justificar o preço elevado que o cliente despendeu. O motor escolhido para animar este monstro da estrada é um 5.0 V8 sobrealimentado, capaz de debitar 750 cv e uma força muito respeitável de 900 Nm, que promete ser extremamente rápido uma vez que o P72 não deverá ultrapassar os 1000 kg.

De Tomaso P900 é um monstro potente e elegante com um preço de 3 milhões

Mas o De Tomaso P72 é apenas um dos modelos que a marca italiana vai lançar em 2025, uma vez que está igualmente em adiantado estado de desenvolvimento o P900, um modelo baseado no P72, mas mais espartano (para ser mais leve) e homologado apenas para uma utilização em pista. O P900 é proposto por 3 milhões de euros e monta um 6.2 V12 atmosférico que consegue a rara proeza de atingir 12.300 rpm, uma brutalidade que corresponde a ter uma cilindrada unitária de 516 cc, ultrapassando assim o V12 que a Cosworth desenvolveu para o T.50 de Gordon Murray e o V12 que a Aston Martin monta no Valkyrie.

5 fotos

Como o novo V12 só estará pronto em 2026, a De Tomaso admite equipar o P900 também com um V10 fabricado pela Judd, motor bem nosso conhecido pois equipou os F1 da Benetton B197 que Gerard Berger e Jean Alesi pilotaram em 1997. A confirmar-se, tal só elevará a cotação (e o gozo de condução) do superdesportivo de pista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.