Providência cautelar para travar Begonha

Militante da JS entregou na sexta-feira uma providência cautelar para impugnar o Congresso da JS e a eleição de Maria Begonha. Mesa do Congresso vai ser informada e trabalhos podem ser suspensos.
Migrações

E você, já adoptou um migrante? /premium

1.025
No fundo, o Pacto Global para a Migração acabará restrito a meia dúzia de países que recebem migrantes, 150 países que os exportam e o Vaticano, fechado às turbulências terrenas. A coisa promete.
Saúde

Farmacêutica quer produzir canábis em Vila de Rei

A farmacêutica internacional Cann10 vai investir 10 milhões de euros numa fábrica de produtos medicinais à base de canábis, a instalar em Vila de Rei, e assegurar a criação de 100 postos de trabalho.
Canábis

Bloco quer venda de canábis para fins recreativos

403
O projeto apresentado pelos bloquistas quer que a venda seja feita em lojas licenciadas e que seja proibida a venda de produto sintético ou com aditivos. Proposta é apresentada na terça-feira.
Ordem dos Advogados

Advogados. Bastonário anuncia recandidatura

Na base da decisão de Guilherme Figueiredo estão "algumas questões internas por resolver e programas de natureza política mais amplos e ambiciosos que precisam de ser concluídos".
Banco de Portugal

BdP questiona liderança do Crédito Agrícola

Na sequência de um conjunto de denúncias anónimas, o supervisor analisa a eventual possibilidade de conflitos de interesse na gestão da Caixa Geral de Crédito Agrícola Mútuo.
Bombeiros

Liga admite queixa-crime contra ministro

O presidente da Liga dos Bombeiros afirmou que o pretende "atemorizar" os bombeiros, referindo que vai analisar com o gabinete jurídico a apresentação de uma queixa-crime contra Eduardo Cabrita.
Justiça

Guardas Prisionais iniciam greve de 23 dias

O Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional (SICGP) inicia este sábado uma greve de 23 dias, coincidindo com a paralisação marcada por outra estrutural sindical até ao final do ano.
Livros

Uma história da Alemanha nazi em 100 objetos /premium

Roger Moorhouse narra a “história material da Alemanha nazi” em 100 objectos emblemáticos, dos mais humildes aos mais imponentes, dos mais inócuos aos mais sinistros.
História

Sidónio, 100 anos depois do Presidente-Rei

838
A 8 de dezembro de 1917, há exatamente cem anos, Sidónio Pais subiu ao poder e mudou o regime, até ser assassinado um ano depois. O que foi o sidonismo e o que significou? Ensaio de Rui Ramos.
Política

Sidónio: crónica de uma morte anunciada /premium

Militar, "republicano de sempre e livre pensador", Sidónio Pais chegou à Presidência da República em dezembro de 1917. Foi assassinado há exatamente cem anos, em Lisboa. Ensaio de José Luís Andrade.
Espaço

Chef Kiko faz receita para colonos de Marte

O cozinheiro português está a participar num concurso promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, um afiliado da NASA. Objetivo: incluir um prato seu na missão a Marte de 2030.
Cinema

Filmes portugueses nomeados para prémios europeus

Os filmes portugueses "Diamantino", de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, e "Aquaparque", de Ana Moreira, estão entre os nomeados aos Prémios Europeus de Cinema que são entregues em Sevilha.
Automobilismo

Formula E. Félix da Costa vence primeira corrida

António Félix da Costa, ao volante de um BMW, venceu a corrida inaugural do Campeonato do Mundo de Fórmula E de 2018/19, realizada na Arábia Saudita, após um emocionante duelo com um piloto francês.
Angola

UNITA exige "um verdadeiro" combate à corrupção

A UNITA exigiu "um verdadeiro" combate à corrupção em Angola e uma efetiva descentralização administrativa, bem como a realização de autárquicas em 2020 em "todos os municípios do país".
Angola

Angola. Deputado diz estar "farto dos portugueses"

493
O maior partido da oposição angolana UNITA demarcou-se das declarações por um deputado da sua bancada parlamentar. David Mendes, eleito pelo partido, afirmou "estar farto dos portugueses".
Estados Unidos da América

'Obamacare' declarado inconstitucional no Texas

Um juiz federal norte-americano declarou na sexta-feira inconstitucional o sistema de cobertura médica universal designado 'Obamacare' -- uma decisão saudada pelo presidente Donald Trump.

opinião

Descobrimentos

Uma lança em África /premium

213
Neste tempo, em que muitos se orgulham do que os deveria envergonhar, também há quem se envergonhe das glórias da história de Portugal.
Política

Precisamos da Esquerda

181
Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.
PSD/CDS

Os problemas da Direita: a liderança

O PSD precisa de um líder e não de um patrão. Até pode ser Rui Rio, não digo que não, mas isso obrigava-o a transmitir a ideia de que está confortável e seguro no cargo. Não parece ser o caso.
Acidentes e Desastres

As fotos e vídeos do elétrico que descarrilou 

O elétrico 25E que fazia a ligação Campo de Ourique-Praça da Figueira, descarrilou esta sexta-feira na zona da Lapa, em Lisboa. Veja as imagens e os vídeos que chegaram do local.
Acidentes e Desastres

Lisboa. Elétrico que descarrilou já foi removido

Atualizado 309
O descarrilamento de um elétrico na zona da Lapa, em Lisboa, esta sexta-feira, fez 28 feridos. A Carris vai abrir um inquérito interno e os familiares dos feridos vão receber apoio psicossocial.
Acidentes e Desastres

Vídeo: Elétrico desfaz-se e deixa 28 feridos

224
O 25E fazia o cruzamento da Rua de São Domingos à Lapa com a Rua Garcia de Orta, em Lisboa, quando saiu dos trilhos e embateu contra um prédio. 28 pessoas ficaram feridas, sem gravidade.
Euro 2016

Três ex-secretários de Estado deverão ser acusados

697
Juíza de instrução recusou suspensão provisória do processo pedida pelo MP para os três ex-secretários de Estado de António Costa. Consequência: todos deverão ser acusados pelo DIAP de Lisboa.
PS

Os dias do deputado que rompeu com o PS

Paulo Trigo Pereira não sabe ainda onde se vai sentar, mas vai ter gabinete e orçamento próprio. Garante que há mais deputados insatisfeitos, mas no PS há quem diga que geriu mal as expectativas
Serviço Nacional de Saúde

Legislação sobre cuidadores informais até outubro

402
Nova Lei de Bases da Saúde deixou de fora o estatuto do cuidador informal. Mas o Governo garante que vai avançar com legislação para proteger estas pessoas, ainda durante esta legislatura.
Serviço Nacional de Saúde

O que muda na nova Lei de Bases da Saúde

428
Refugiados, requerentes de asilo político e migrantes ilegais passam a estar explicitamente incluídos entre os beneficiários do Serviço Nacional de Saúde. Saiba o que muda na nova lei.
Greve

Porque é que a greve dos enfermeiros é tão eficaz? /premium

3.853
Limitada às cirurgias em 5 hospitais centrais e financiada com donativos para compensar os grevistas. O protesto vai a meio, mas já cancelou milhares de cirurgias — e já há uma nova greve a caminho.
Ensaios do Observador

Hospitais em regime PPP: valem a pena? /premium

775
É uma questão que vale 447 milhões, o custo das parcerias público-privadas na Saúde em 2017. Mas será que o Estado ganha mesmo com este modelo? E como? As respostas num ensaio de Mário Amorim Lopes.
Indústria Farmacêutica

Pó de talco da Johnson & Johnson contém amianto

193
A Johnson & Johnson sabia há décadas que o famoso pó de talco para bebé continha amianto, de acordo com uma investigação da Reuters. A farmacêutica nega e diz que investigação "é só para distrair".
Crime

Pena suspensa para pai que tentou matar filhos 

154
Um homem que tentou incendiar o carro com os filhos no interior, em Lousada, no ano passado, foi condenado esta sexta-feira a 5 anos de pena suspensa. Além disso, terá acompanhamento psiquiátrico.
Cruz Vermelha

"Graves incorreções" na auditoria à Cruz Vermelha

Auditoria à Cruz Vermelha, suspensa por chefias da Inspeção-Geral de Finanças, deu origem a inquérito na Procuradoria-Geral da República. IGF fala em "graves insuficiências e incorreções" do autor.
Bombeiros

MAI apresenta queixa-crime contra os bombeiros

1.105
No incêndio morreu uma pessoa. O MAI fala em situação de "grave risco" resultante da ausência de comunicação dos bombeiros ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa.
Sporting

A decisão de fundo que vai sair da AG do Sporting /premium

Assembleia Geral do Sporting vai votar suspensão de seis ex-dirigentes e a expulsão de dois sócios. No caso de Bruno de Carvalho, é mais do que isso: pode sair da órbita eleitoral pelo menos até 2023.
Operação Fizz

Fizz. Tribunal não perdoou Manuel Vicente /premium

Processo relativo ao ex-governante será investigado em Angola, mas os juízes portugueses que condenaram o magistrado Orlando Figueira apontam-no, sem dúvidas, como corruptor.
Operação Fizz

Sonangol desmente juízes da Operação Fizz

"Não é verdade que a Sonangol tenha qualquer espécie de relação, direta ou indireta, com a Primagest", escreve a petrolífera angolana em comunicado, desmentindo os juízes da Operação Fizz.

ataque em estrasburgo

Terrorismo

Número de mortos em Estrasburgo sobe para quatro

A quarta vítima estava em estado grave e sucumbiu esta sexta-feira aos ferimentos. Há ainda uma quinta vítima em morte cerebral. O autor do atentado foi morto esta quinta-feira após 48 horas em fuga.
Terrorismo

Estrasburgo. Atirador foi abatido pela polícia

1.167
Chérif Chekatt, o autor do atentado no mercado de Natal em Estrasburgo, foi abatido pela polícia. O atacante terá disparado primeiro sobre as autoridades. Estado Islâmico reclamou o ataque.
Malta

Pai Natal maltês substitui renas por peixes

Desta vez, o Pai Natal não chegou pela chaminé. Os visitantes do Aquário Nacional de Malta foram surpreendidos com uma visita inusitada.
Apoio Social

Aprender a criar fora dos bairros também no Natal

Vivem na Cova da Moura, Buraca, Serafina, Zambujal. Estiveram juntos num projeto social, a aprender a expressar-se através do ritmo, som, voz, corpo e cooperação. Encerram agora o ano com performance.
Óbito

Morreu a 1.ª mulher membro de um governo português

198
Maria Teresa Cárcomo Lobo foi subsecretária de Estado da Saúde, entre 1970 e 1973, no governo de Marcelo Caetano. Morreu aos 89 anos, no passado dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro, Brasil.
Crime

Filho de Ágata condenado a prisão por violação

658
Marco de Sousa Caneira estava também acusado dos crimes de pornografia de menores e importunação sexual por ter enviado fotos suas, sem roupa, a uma outra menor, prima da vítima.
Segurança

Terrorismo. PSP terá agentes encobertos nas ruas

546
Com o objetivo de "prevenir atos de caráter terrorista, bem como outra criminalidade grave e violenta", a PSP vai reforçar a sua presença nas ruas. Grau de ameaça em Portugal mantém-se "moderado".
Museu Nacional De Arte Antiga

Já só falta restaurar a Capela das Albertas

204
Com a abertura da sala do presépio conclui-se o processo de reabilitação da ala norte do piso 1 do MNAA. Os visitantes vão poder voltar a ter acesso à Capela das Albertas e assistir ao seu restauro.
Família Real Britânica

Os (muito diferentes) postais de Kate e Meghan

792
A família real britânica partilhou os postais de Natal deste ano. As fotografias escolhidas pelos duques de Cambridge e de Sussex não podiam ser mais diferentes uma da outra.
Espaço

Inédito. Nave turística tripulada chega ao espaço

204
Pilotos da Virgin Galactic alcançaram uma velocidade três vezes superior à do som e conseguiram levar uma nave turística ao espaço. Foi o teste de uma viagem em que cada lugar custa 200 mil euros.
Saúde

Investigação. Vagina biónica recebe prémio do MIT

A prótese poderá ser usada por mulheres que nasceram sem vagina, que sofreram ablação ou por transexuais submetidos a operações de mudança de sexo e promete melhorar a qualidade de vida das pacientes.
Extrema Direita

Quem é esta 'Génération' investigada por racismo?

Alegam que não são violentos, mas uma reportagem da Al Jazeera mostra o contrário e levou à abertura de um inquérito em França. Para a "Génération Identitaire", o racismo é um conceito ultrapassado.
Estados Unidos da América

Criança de 7 anos morre após detenção na fronteira

422
Uma criança da Guatemala morreu de desidratação dois dias após ter sido detida com a família por atravessar ilegalmente a fronteira dos EUA. Relatório diz que não comia nem bebia água há dias.
Donald Trump

Cohen garante que Trump lhe ordenou pagamentos

Um juiz federal de Nova Iorque, condenou Cohen por este ter comprado o silêncio, durante a campanha das eleições de 2016, de duas mulheres com quem Donald Trump manteve alegadamente relações.

Os nossos vídeos

Auto

Elétricos

Toyota não faz eléctricos “porque não se vendem”

São “estranhas” as declarações do responsável máximo pela Toyota nos EUA, quando o fabricante está prestes a pôr em marcha um dos mais ambiciosos programas eléctricos, apostando em baterias sólidas.

os especiais do observador

Fact Check

Fact Check. Vara foi mesmo condenado sem provas? /premium

1.274
O ex-ministro assegurou à TVI que é inocente apesar de ter sido condenado a 5 anos de prisão por tráfico de influência. Será isso que sai da leitura das 2781 páginas da sentença do caso Face Oculta?
Operação Fizz

Acórdão Fizz. As nove mentiras de Orlando Figueira /premium

O tribunal desvalorizou por completo a versão que o magistrado apresentou em quase um ano de julgamento e condenou-o por ter sido subornado pelo ex-vice-Presidente angolano Manuel Vicente.
Natal

Natal. 5 mercados originais para comprar presentes

Obras de arte, cadernos com frases criativas, facas, mantas originais, brinquedos didáticos, há de tudo. Há sugestões em Lisboa e no Porto.
Estilo

20 vestidos de festa para grávidas com pinta

Escolher o look para as festas que se aproximam torna-se ainda mais desafiante quando a barriga já está grande. Mas temos várias soluções.
Natal

Natal. Dê bilhetes para um dos 19 concertos do ano

Metallica, Mumford&Sons, Ed Sheeran, Sting, Rod Stewart, Roberto Carlos, The Cure, Ornatos Violeta, Muse. 2019 vai ser incrível.
Dietas

É por isto que devemos perder peso de forma lenta

O processo de perda de gordura é simples, embora difícil para algumas pessoas. Mas para onde vai a gordura? De que é feita? Explicamos tudo.

os ensaios do observador

Ensaios do Observador

Baixar as propinas? Há medidas mais eficazes /premium

256
O governo decidiu baixar o valor das propinas em 2019. Mas há formas mais eficazes de apoiar os estudantes, como se pode perceber olhando para vários países europeus. Ensaio de Alexandre Homem Cristo.
Ensaios do Observador

Ensino superior: muito pouco, demasiado tarde? /premium

156
O ensino superior em Portugal tem novos problemas que precisam de ser resolvidos. Como dar resposta? Ensaio de Pedro Nuno Teixeira, Hugo Figueiredo, João Cerejeira e Miguel Portela.
Ensaios do Observador

Portugal dá boas condições aos cientistas? /premium

Em Portugal há condições para os cientistas trabalharem? Que papel devem ter empresas, universidades e centros de investigação? Dúvidas, anseios e angústias num ensaio de Ricardo Morgado.

observador premium

Lifestyle

Nova revista Observador Lifestyle já nas bancas 

360
Esta quarta-feira, dia 31, chega às bancas o segundo número da revista de Lifestyle do Observador. São 148 páginas dedicadas ao melhor da criatividade portuguesa, uma edição especial para colecionar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)