A companhia norte-americana Apple viu o seu lucro aumentar 31% no último trimestre graças à venda dos telemóveis iPhone na China, cujo mercado absorveu mais de 48 milhões de unidades, mas ainda assim ficou abaixo das estimativas dos analistas.

A empresa conseguiu fechar o quarto trimestre (trimestre fiscal americano, terminado a 26 de setembro) com um lucro de 11,12 mil milhões de dólares, acima dos 8,47 mil milhões de euros que arrecadara há um ano.

Os resultados devem-se, mais uma vez, à venda daquele que se transformou no principal produto da empresa, o iPhone. No entanto, o aumento das vendas só inclui dois dias úteis em que os mais recentes modelos deste telefone, o 6S e o 6S Plus, estiveram à venda.

O presidente da Apple mostrou-se confiante num aumento das vendas dos iPhone no atual trimestre, apesar das dúvidas no mercado sobre a capacidade da Apple de igualar os resultados do ano passado, altura em que conseguiu vender 74,46 milhões de unidades.

A receita total da empresa cresceu de 42,12 para 51,5 mil milhões de dólares e a margem bruta, a percentagem de receita que fica na empresa depois de deduzidos os custos de fabrico, foi de 39,9%, acima do esperado pelos analistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR