Histórico de atualizações
  • E assim nos despedimos. Estivemos de olho na final do Mundial de râguebi de 2015 que a Nova Zelândia venceu (34-17) frente à Austrália. Foi a terceira vez que os neozelandeses conquistaram a prova (1987, 2011 e 2015) e a primeira que o conseguiram fora do país — sim, as duas edições em que o lograram foram realizadas na Nova Zelândia. Os All Blacks tornaram-se também na única seleção a conseguir revalidar o título mundial.

    Richie McCaw é o capitão que guiou a equipa desde a ressaca do Mundial de 2007 (eliminados nos quartos-de-final) até à conquista de dois canecos seguidos e Daniel Carter o homem que, além de ter sido o jogador mais decisivo da competição e de talvez ser, de novo, o melhor do mundo no râguebi, decidiu a final com 19 pontos marcados.

    Esta foi também a primeira vez que o Observador dedicou um liveblog a um jogo de râguebi. Esperamos que tenha gostado (nós adorámos, já agora). Seis semanas e um dia depois, o Campeonato do Mundo de râguebi chega ao fim. Daqui a quatro anos há mais. Quanto a si, obrigado por nos acompanhar desse lado e esperamos que continue a vir cá espreitar. Bom resto de fim de semana e, se puder, continue a ver râguebi.

  • Já agora, uma imagem dos jogadores a festejarem com o caneco.

    New Zealand's flanker and captain Richie McCaw (front L) raises the Web Ellis Cup next to New Zealand's fly half Dan Carter (3R) and other team-mates during the presentation after New Zealand won the final of the 2015 Rugby World Cup between New Zealand and Australia at Twickenham stadium, south west London, on October 31, 2015.  AFP PHOTO / MARTIN BUREAU RESTRICTED TO EDITORIAL USE, NO USE IN LIVE MATCH TRACKING SERVICES, TO BE USED AS NON-SEQUENTIAL STILLS        (Photo credit should read MARTIN BUREAU/AFP/Getty Images)

    Foto: MARTIN BUREAU/AFP/Getty Images

  • Aqui vai uma amostra de como foi esse momento.

  • Richie McCaw já levantou a taça! E que festa foi. Daniel Carter, segundos antes, olhou para o céu, fechou os olhos e suspirou de alívio. Não temos uma panca pelo médio de abertura, mas a verdade é que, entre os craques All Blacks, só ele ainda não tinha posto as mãos no troféu de um Mundial.

    Não lhe podemos contar como está a correr a festa no estádio de Twickenham porque, do nada, a transmissão televisiva foi interrompida e já não está a passar nada de râguebi.

  • Aí vem a taça!

  • A página de Twitter da seleção australiana já deu os parabéns à Nova Zelândia. Isto também faz parte do muito de bom que o râguebi tem.

  • Agora é a vez dos neozelandeses. Richie McCaw é o primeiro a receber a medalha.

  • Verdade.

  • Os australiano estão neste momento a receber as medalhas de finalistas vencidos. Alguns ainda choram, como Michael Hooper.

  • Já aí vem a taça, que deverá ser entregue pelo Príncipe Harry, que já está no palco montado no relvado para a cerimónia de entrega das medalhas e do troféu.

  • Agora os jogadores, tanto os neozelandeses como os australianos, estão à espera, no relvado, pela cerimónia de entrega das medalhas e do troféu Webb Ellis.

    Está tudo à espera que este senhor acabe de inscrever, pela terceira vez na história, o nome da Nova Zelândia no caneco do Mundial de râguebi.

  • Agora é Michael Cheika, selecionador australiano, a falar: “Lutámos com bravura, mas são os campeões do mundo e merecem continuar a sê-lo. Acreditei sempre que podíamos marcar mais um ensaio, mas não aconteceu. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores. Queria mesmo agradecer ao público australiano por nos apoiarem sempre, aqui e na Austrália. Este é um grande desporto e adorámos o apoio que tivemos. Não há desculpa por este resultado, a Nova Zelândia ganhou de forma justa. Foram a melhor equipa desde o último Mundial e tentámos combate-los o melhor que conseguimos”.

    Nota: a Nova Zelândia lidera o ranking mundial desde novembro de 2009.

  • Agora é o homem de quem todos falam, Daniel Carter, quem tem a palavra: “Estava a gritar para a bola, a dizer-lhe ‘Vai! Vai!’. Foi um alívio vê-la entrar. Estou bastante agradecido por estar onde estar, depois do que passei há quatro anos, onde vi os meus companheiros ganharem o Mundial em casa. Estou orgulhoso da equipa. Ganhar dois Mundiais seguidos é um sonho tornado realidade. É um grupo bastante forte de pessoas e tentamos fazer coisas que ninguém fez antes. É uma sensação especial”.

    Daniel Carter, que marcou 19 pontos na final, foi considerado o homem do jogo.

  • É a vez de Steven Hansen, selecionador neozelandês: “Estou tão orgulhoso dos rapazes. Hoje fizemos o nosso trabalho. Passei o jogo preocupado, claro, mas quando temos um homem de fora é importante que toda a gente saiba o que tem de fazer. O Daniel Carter é um jogador fantástico e hoje pode mostrar toda a técnica que tem. Os australianos jogaram com tudo o que tinham e merecem uma palavra de apreço”.

  • Agora é Stephen Moore, o capitão australiano: “Hoje não é sobre nós, é sobre a Nova Zelândia. Mereceram completamente a vitória, foram a melhor equipa durante este Mundial. Estou orgulhoso do esforço que mostrámos durante os 80 minutos. Queríamos voltar ao jogo na segunda parte, mas eles mostraram classe e simplesmente não fomos bons o suficiente. Obrigado a todos os adeptos que vieram aqui, desculpem não termos conseguido a vitória”.

  • Será que é o fim para McCaw nos All Blacks? “Sinceramente, ainda não quero que acabe. Ainda faço parte desta equipa, hoje adorei. Como é que uma pessoa se pode fartar disto? Só quero apreciar o facto de ter jogado uma bela final de um Mundial. É por momentos destes que não queremos dizer que já chega.”

  • Já fala Richie McCaw, o capitão, no relvado. “Há quatro anos decidimos que queríamos vir aqui a Twickeham e fazer alguma coisa. Estou muito orgulhoso dos rapazes, jogámos um râguebi muito bom e só quebramos um pouco na segunda parte. Aí senti que o momento do jogo estava contra nós e precisámos de fazer bem as coisas simples. Isto é uma recompensa do trabalho feito durante quatro anos”.

  • Nova Zelândia é campeã do mundo

    Fim do jogo — está feito: a Nova Zelândia revalida o título e, quatro anos depois, volta a ser campeã do mundo! Os All Blacks apenas tremeram nos 10 minutos da segunda parte que passaram com menos um jogador em campo, após Ben Smith ver um cartão amarelo. Aí sofreu dois ensaios (Pocock e Kuridrani) e viu a Austrália reduzir a desvantagem para quatro pontos. Aí passou a confiar no pé esquerdo de Daniel Carter, para não arriscar no jogo à mão e fugir aos rucks.

    O médio de abertura, para não variar, decidiu brilhar: acertou um drop a quase 50 metros dos postes e um pontapé de penalidade mais ou menos do mesmo sítio. Quando Beudan Barrett marcou o ensaio a um minuto do fim já os australianos estavam de rastos e desesperados no ataque.

  • Está feito! A Nova Zelândia volta a ser campeã do mundo de râguebi!

  • 34-17: Ensaio convertido para a Nova Zelândia

    Agora sim, está feito! Drew Mitchell perdeu outra bola no contacto e, mal a apanhou, Aaron Smith chutou-a para a frente, onde não estava qualquer adversário. Beudan Barrett foi o primeiro a lá chegar, ainda chutou a bola para a frente, rasteira, para depois marcar ensaio.

1 de 4