A chuva forte que se tem feito sentir ao longo do dia no distrito de Faro, já obrigou ao resgate de várias pessoas na baixa da cidade de Albufeira. As inundações, que também afetaram a cidade de Quarteira, provocaram estragos em habitações e estabelecimentos comerciais. 

Fonte dos bombeiros de Albufeira disse à Agência Lusa que as equipas de socorro estão a retirar pessoas que ficaram retidas em locais inundados e que não conseguem sair pelos seus próprios meios. Em declarações à Lusa, Ana Vidigal, vereadora da proteção civil da Câmara de Albufeira, apontou que “a baixa da cidade tem sido a zona mais afetada pela intempérie, centrando-se a prioridade das equipas no auxílio das pessoas”.

“A nossa preocupação principal é auxiliar as pessoas” disse Ana Vidigal, acrescentando que existem “diversos prejuízos materiais”. 

A proteção civil de Albufeira recomenda que sejam evitadas deslocações para as zonas afetadas pelo mau tempo e que a população se deve manter no interior das habitações. “As pessoas devem evitar atravessar zonas inundadas, circular na orla costeira e zonas ribeirinhas, praticar atividades no mar e ter especial atenção na circulação junto a áreas arborizadas devido à possibilidade de queda de ramos e árvores”, indicou o organismo municipal.

Este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sobre aviso vermelho, de situação meteorológica de risco extremo, e o distrito de Beja sobre aviso laranja devido à precipitação “forte e persistente”. Às 15h, o aviso passou para amarelo, esperando-se uma melhoria das condições meteorológicas na parte da tarde. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR