A Lista Vermelha das Espécies em risco de extinção refere que a rola-brava e o zarro passaram a espécies na categoria “Vulnerável”. É a primeira vez que a lista, elaborada pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN) em colaboração com a BirdLife International, integra espécies que são caçadas em Portugal. 

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) afirma em comunicado que a rola-brava, apesar das evidências de programas de monitorização levados a cabo pela associação que demonstram um decréscimo da população – cerca de 40 por cento nos últimos de anos -, a ave ainda é caçada em Portugal. O zarro (da família dos patos), um ave migradora, também apresenta uma diminuição drástica da sua população e continua igualmente a fazer parte da lista cinegética.

Para a SPEA, ambas as espécies devem deixar de ser caçadas como medida de conservação e propõe uma suspensão da sua caça.

“A Lista Vermelha da IUCN representa a voz da biodiversidade a indicar-nos onde devemos concentrar a nossa atenção de forma mais urgente – e esta voz está claramente a dizer nos que devemos agir já, de forma a desenvolver políticas mais fortes e programas de conservação que protejam as nossas aves e travem o seu declínio”, refere Luís Costa, Diretor Executivo da SPEA.

A Lista Vermelha é baseada num sistema objetivo de avaliação do risco de extinção de uma espécie caso não sejam tomadas quaisquer medidas de conservação e refere que existem 197 espécies em todo o mundo, em estado “Criticamente Ameaçado” de extinção. Para além destas da entrada da rola-brava e do zarro na categoria “Vulnerável”, das 77 340 espécies avaliadas, 22 784 estão ameaçadas de extinção e mais de 40 espécies viram o seu estatuto de conservação agravar-se. De entre estas estão os os abutres, as aves marinhas e as aves limícolas, com habitat em zonas húmidas, como as zonas costeiras e de grandes lagos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR