O programa ADN, realizado por Catarina Marques Rodrigues, Fábio Pinto, Hugo Amaral, Michael Matias, Miguel Soares e António Rocha Lopes, do Observador, vai ser distinguido na edição deste ano dos prémios ex aequo, da Rede ex aequo, que distinguem figuras da comunicação social, artes e espetáculo que, através do seu trabalho, dão visibilidade a algumas das dificuldades sentidas pelos jovens LGBTI. 

A atribuição do prémio deve-se à “realização de reportagens que abordam positivamente as questões de género e sexualidade”, como “Nomes neutros: é para o menino e para a menina” ou “É o fim de roupas e brinquedos com género marcado?”. 

A associação de jovens LGBTI e apoiantes considerou ainda que o programa tem dado uma “maior visibilidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol da mudança de mentalidades, esclarecendo e aproximando o público das questões ligadas à identidade de género e orientação sexual, de uma forma informada e muito positiva”.

[jwplatform vnRfgKpk]

Entre os distinguidos pelos prémios ex aequo de 2015, encontram-se ainda:

  • Alexandre Hachmeister, Ana Morgado, António Figueirinhas, Duarte Gomes, Duarte Teixeira, Filipa Poppe, Filipa Projecto, Filipe Santos, José Pinto Carneiro, Luís Marques, Maria João Marques, Mário Cunha, Marta Pais Lopes, Miguel Simal, Nuno Duarte, Paulo Brito, Rita Henriques, Sisley Dias e Vasco Monteiro, pelo argumento, realização, produção e elenco da história do casal gay Xavier Cardoso e David Lopes na telenovela “Os Nossos Dias”, da RTP1.
  • Amanda Ribeiro, pelo depoimento “Deficiente e gay: entre o ‘coitadinho’ e o ‘pervertido'”, publicado no P3.
  • Duarte Domingos, Filipe Penajóia e Isaura, pela realização do videoclip “Change it”.
  • Lorenzo e Pedro, pelos experimentos sociais relacionados com a visibilidade de pessoas LGB no canal do Youtube lorenzoandpedro.
  • Maria Gil e Miguel Bonneville, pela realizaçao dos espetáculos “Medo e Feminismos” e “A importância de ser Simone de Beauvoir”.

No ano passado, Catarina Marques Rodrigues foi também distinguida pela Rede ex aequo, pela reportagem “Olá, eu sou o João e gosto de brincar com coisas de menina“, também publicada no Observador. 

A equipa do Observador será distinguida no próximo dia 26 de novembro na cerimónia da 11ª edição dos prémios ex aequo, que decorrerá pelas 19h na Casa Independente, em Lisboa. A abertura do evento contará com a atuação de Sequin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR