Histórico de atualizações
  • E pronto, ficamos por aqui. Obrigado por ter seguido o Live Blog do Observador, no qual contámos ao segundo quais os duelos que vamos poder ver em França, no próximo verão. Ficamos por aqui, mas estamos já a produzir dois textos para tirar a pinta ao grupo de Portugal — F: Islândia, Hungria e Áustria –, assim como uma visão geral e uma ou outra curiosidade dos outros grupos. Há histórias e História sempre.

  • Aqui está ele. Desfrutem, senhoras e senhores.

  • E esta, hein? José Augusto marcou dois golos e José Torres mais um. Do lado dos magiares, foi Ferenc Bene quem fez a (pouca) festa. A seguir colocamos o vídeo dos golos.

  • A seleção islandesa, no grupo de Portugal, qualificou-se pela primeira vez para a fase final de um Europeu. Na altura, o Tiago Palma escreveu um texto sobre “Os ‘vikings’ que derrotaram a crise e conquistaram a Europa do futebol”. Veja aqui.

    Começa assim: “Antes de compreender qual a explicação para esta inédita qualificação da Islândia para o Euro ’16, vamos recuar na máquina do tempo futebolística. E vamos recuar até 25 de setembro de 1991. Foi uma quarta-feira. Diz-se dessa noite no estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique, pequeno mas lotado por 3.848 fervorosos islandeses nas bancadas, que corria um frio de enregelar o corpo e a alma. Disputava-se a qualificação para o Campeonato da Europa de 1992, na Suécia – um campeonato a norte do ‘velho continente’, que foi conquistado pela nórdica Dinamarca do gigante Peter Schmeichel e do talentoso Brian Laudrup.”

  • Portugal estreia-se contra a Islândia, a 14 de junho, às 20 horas portuguesas, em Saint-Étienne. Depois volta a jogar quatro dias depois, dia 18, contra a Áustria, em Paris, às 20 horas. A última jornada contra a Hungria será disputada dia 22 de junho, às 17 horas, em Lyon.

  • Análise ao grupo de Portugal

    Desta vez, Portugal não se pode queixar que a sorte — a seleção nacional calhou no mesmo grupo com uma equipa estreante, uma que só esteve num Europeu porque o organizou (em 2012) e outra que não participa numa competição de seleção desde 1986. A sorteio colocou a seleção nacional no Grupo F com a Islândia, a Hungria e a Áustria e Fernando Santos bem pode esfregar as mãos de contentamento.

    A Islândia estreia-se num Campeonato da Europa e, aliás, numa grande prova de seleção. É verdade que o país está a usufruir de uma geração de ouro que lhe permitiu ser a primeira seleção a garantir a qualificação para o Europeu (no início de setembro), acabando por ficar no segundo lugar do seu grupo — com seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Conseguiu-o com Lars Lagerbäck, um homem recheado de experiência por antes ter levado a Suécia a dois Mundiais (2002 e 2006) e dois Europeus (2004 e 2008). O treinador dá hoje ordens a uma equipa mais do que organizada a defender e que tem a mania de ser paciente para apostar tudo em ataques rápidos, confiando no passes de Gylfi Sigurdsson, um médio do Swansea City, e nos golos de Alfred Finnbogason, que é treinado por Marco Silva no Olympiakos.

    Quanto à Hungria, muito longe vão os tempos em que Férenc Puskas se fartava de marcar golos por uma seleção que era temida pela Europa fora. Hoje, o nome mais conhecido entre os húngaros é Balázs Dzsudzsák, o capitão (que joga no Dínamo de Moscovo) cujo pé esquerdo serve para marcar tudo o que é bola parada na seleção. A equipa magiar chega ao Europeu depois de eliminar a Noruega no play-off .

    Resta a Áustria que, a brincar a brincar, será capaz de ser a equipa que mais problemas poderá causar a Portugal. Porque os austríacos já não são a seleção que, sete anos, organizou um Europeu com a Suíça e não meteu medo a ninguém. A equipa tem hoje David Alaba, menino que Pep Guardiola já considerou um dos jogadores mais completos do mundo — que nesta seleção joga a meio campo, enquanto no Bayern de Munique serve como lateral esquerdo. Na frente à Marko Arnautovic e Martin Harnik, dois avançados rápidos e com pézinhos que costumam deixar no banco Marc Janko, gigante ponta de lança que chegou a jogar no FC Porto, em 2012. Cuidado com os austríacos, que acabaram a qualificação sem derrotas e como líderes do seu grupo (nove vitórias e um empate).

  • Histórico!

  • Aqui está um clássico interessante, que cheira quase a dérbi. Ryan Giggs contra Beckham, isto promete… Okay, brincadeira. Gareth Bale vs. Rooney também promete!

  • Agora algumas curiosidades, pela mão do Playmaker Stats.

  • Todos os grupos do França-2016

    Aqui estão os grupos, com um grafismo mais bonitinho.

  • O Mónaco não esqueceu os seus meninos. “Para o João [Moutinho], Bernardo [Silva], Fábio [Coentrão], Ricardo [Carvalho]”

  • Luís Figo, um ex-capitão a puxar pela seleção

  • http://www.uefa.com/MultimediaFiles/Download/competitions/General/02/09/59/58/2095958_DOWNLOAD.pdf

    Aqui está ele. Na teoria, o sorteio foi amigo.

  • PORTUGAL COM ISLÂNDIA, HUNGRIA E ÁUSTRIA

    Grupo A: França, Roménia, Albânia, Suíça

    Grupo B: Inglaterra, País de Gales, Eslováquia, Rússia

    Grupo C: Alemanha, Irlanda do Norte, Polónia, Ucrânia

    Grupo D: Espanha, Turquia, Rep. Checa, Croácia

    Grupo E: Bélgica, República da Irlanda, Suécia, Itália

    Grupo F: PORTUGAL, Islândia, Hungria, Áustria

  • Grupo E: Itália, Bélgica, República da Irlanda e Suécia

    Grupo F: Portugal, Islândia, Hungria e Áustria.

  • O Grupo D: lá vai a Croácia jogar com a Espanha, a Turquia e a República Checa.

  • (Alguém que tire a bola da Itália, por favor!).

  • Eis o Grupo C: a Ucrânia vai ter com a Alemanha, a Polónia e a Irlanda do Norte.

  • Olha o Grupo B: a Rússia fica com Inglaterra, País de Gales e Eslováquia.

  • Está completo o Grupo A: a Suíça junta-se à França, à Albânia e à Roménia.

1 de 3