O chefe da diplomacia dos EUA, John Kerry, assegurou esta quinta-feira que o seu país e a China concordam que “as coisas não podem continuar como estão” com a Coreia do Norte, após o ensaio nuclear de quarta-feira.

“Hoje falei com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Wi, durante algum tempo. Abordámos várias opções e formas de atuar no futuro e concordámos que as coisas não podem continuar iguais”, disse Kerry em declarações aos jornalistas antes da conferência de imprensa diária dos porta-vozes do Departamento de Estado.

“Na minha primeira viagem à China, disseram-me que tinham um plano para a Coreia do Norte e demos-lhes espaço para atuarem. Na conversa de hoje disse-lhes que a sua forma de abordar este assunto não funciona e que as coisas não podem continuar como estão”, acrescentou.

Na quarta-feira, a Coreia do Norte anunciou a realização, com sucesso, de um teste de uma bomba de hidrogénio.

Apesar de vários centros sísmicos terem registado um abalo de magnitude 5,1 graus, consistente com um teste nuclear subterrâneo na Coreia do Norte, Washington duvida que Pyongyang tenha conseguido desenvolver com êxito uma bomba de hidrogénio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR