A Renault “comprometeu-se” a recolher 15 mil viaturas da marca em França e na Europa de modo a reparar erros que existem nos filtros de ar. O anúncio foi esta terça-feira feito por Ségolène Royal, ministra da Ecologia francesa, ao garantir que, em cada veículo, as reparações “podem ser feitas com rapidez”, em apenas meio dia. A representante do governo gaulês congratulou o “interesse” do fabricante de automóveis “pela transparência”.

A marca já anunciara, na segunda-feira, intenções de elaborar um plano para cortar as emissões de poluentes dos seus veículos — depois de, em julho, vários testes realizados a modelos com motores a gasóleo terem detetado emissões superiores aos limites impostos pela norma Euro 6, imposta pela Comissão Europeia. As infrações registaram-se na emissão de dióxido de carbono e óxido de azoto.

A maioria dos 15 mil veículos que a Renault já começou a recolher, em novembro, pertencem ao modelo Captur, um crossover (algo como um mini jipe) que o fabricante começou a comercializar em 2013. A maioria dos carros que serão reparados correspondem ao modelo com motor de 110 cavalos. “Descobriu-se que houve um erro de parâmetro. O erro foi corrigido em setembro e agora a recolha de veículos já está em curso”, informou Gaspar Gascon Abellan, engenheiro da Renault, em declarações citadas pelo Le Monde.

A ministra da Ecologia gaulesa sublinhou a intenção de “proteger os franceses contra a poluição do ar”, ressalvando também que é necessária a elaboração de novos testes. “Têm de ser testes ao comportamento efetivos dos motores, independentemente da temperatura exterior”, defendeu. Ségolène Royal informou ainda que representantes da Renault — e de outras marcas, que não especificou — vão comparecer perante uma comissão de inquérito que o governo francês criará para esta matéria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR