De acordo com sondagens à boca das urnas, a Bolívia votou este domingo contra a mudança na lei que permitiria a Evo Morales concorrer a um novo mandato à frente do país. Segundo os números divulgados pela agência EFE, o “Não” venceu o referendo constitucional com 51% dos votos.

O Tribunal Superior Eleitoral do país avança que cerca de 80% dos mais de 6,5 milhões de eleitores aptos a votar compareceram às urnas. De acordo com Katia Uriona, presidente do órgão, “a votação transcorreu com absoluta normalidade, sem grandes dificuldades, excetuando-se casos isolados, resolvidos pelos tribunais regionais”, segundo citação do jornal Folha de São Paulo.

O referendo constitucional consultou a população sobre uma possível modificação no artigo 168 da Constituição, que determina que os presidentes do país só podem concorrer a uma reeleição.

Evo Morales está no poder desde 2006 e atualmente exerce o seu terceiro mandato até 2020. Caso seja “re-reeleito” nas próximas eleições, ocuparia o cargo até 2025. A derrota no referendo representa um primeiro passo da oposição contra o regime do presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR