A maior orca em cativeiro do mundo, a Tilikum, está muito doente, devido a uma infeção bacteriana nos pulmões, e provavelmente não irá resistir, anunciou a equipa de veterinários do SeaWorld, em Orlando.

Esta baleia assassina – como são conhecidas as orcas – tem uma infeção “muito resistente aos tratamentos e a cura para a sua doença ainda não foi encontrada”, explicou a equipa, avançando que a mesma se encontra num estado letárgico há semanas.

“Eu gostaria de poder dizer que estou tremendamente otimista sobre a Tilikum e o seu futuro, mas ele tem uma doença que crónica e progressiva que a qualquer momento a pode matar”, lamentou o veterinário Scott Gearhart.

A Tilikum está no SeaWorld de Orlando há 23 anos e é a maior orca em cativeiro, pesando cerca de 5,6 toneladas e medindo mais de seis metros.

Em 2011, esta orca matou uma treinadora que se encontrava à beira do tanque, puxando-a para dentro de água. Antes já tinha sido responsável pela morte de outras duas pessoas.

O parque de diversões SeaWorld sofreu um duro golpe em 2013, após a estreia do documentário “Blackfish”, que denunciou as condições vividas pelas orcas em cativeiro: tanques reduzidos e com pouca iluminação, além de treinos muito duros. O número de visitantes caiu drasticamente, sobretudo em San Diego.

No ano passado, o CEO do parque, Joel Manby, anunciou que iriam acabar com os espetáculos com acrobacias em San Diego, mas que os mesmos iriam continuar no Texas e em Orlando.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR