(Artigo atualizado às 12:58 com mais detalhes sobre o cidadão português ferido no atentado)

Pelo menos cinco pessoas morreram e 36 ficaram feridas num atentado suicida na muito movimentada avenida Iskitlal, no coração de Istambul, Turquia. As autoridades turcas suspeitam que o ataque tenha sido perpetrado por um membro ou afiliado do PKK, o partido dos trabalhadores do Curdistão. Doze pessoas dos feridos estão em estado considerado crítico.

Há um português entre os feridos. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, ao Observador, que preferiu não avançar mais dados sobre a identidade do ferido para não “provocar o pânico junto das famílias”. Sabe-se apenas que este cidadão estava em Istambul em trabalho e que já foi hospitalizado. José Luís Carneiro garantiu ainda que “estão a ser desenvolvidas todas as diligências locais” em articulação com as autoridades turcas para, “em caso de necessidade”, trazer este cidadão português para Portugal.

No entanto, segundo conseguiu apurar o Observador, este português estará fora de perigo, depois de ter sido atingido por um estilhaço na zona da cabeça no decorrer da explosão. Estava a trabalhar numa empresa portuguesa com projetos em Istambul.

O momento da explosão. Imagens: Youtube.

Mais um atentado na Turquia, pouco menos de uma semana depois de um bombista suicida se ter feito explodir em Ancara, num ataque provocou a morte a 37 pessoas.

Desta vez o alvo foi a avenida Iskitlal, uma das avenidas com mais movimento pedestre da cidade turca, e por onde passam muitos turistas todos os dias. Segundo a Reuters, que cita um responsável do Governo turco, a investigação aponta para que o autor, que morreu durante o ataque, seja membro ou afiliado do PKK, o partido que o regime turco ilegalizou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ataque aconteceu na rua Balo, em frente ao escritório do governador de Beyoglu. Segundo o mesmo responsável, a polícia terá conseguido evitar que o atacante se fizesse explodir naquele que seria o seu primeiro alvo, acabando por fazer detonar a bomba que carregava “por medo”.

People take shelter inside a shop after an explosion on the pedestrian Istiklal avenue in Istanbul on March 19, 2016. Two people, including the bomber, were killed and six others injured in a suicide attack on a major shopping street in Istanbul on Saturday, Turkey's CNN-Turk television reported. / AFP / Bulent KILIC (Photo credit should read BULENT KILIC/AFP/Getty Images)

Algumas pessoas protegem-se dentro de uma loja perto do local do atentado. Foto: AFP

Segundo o ministro da Saúde turco, a explosão provocou a morte a pelo menos cinco pessoas, entre eles o atacante, e deixou pelo menos 36 feridos, sete dos quais em estado crítico. Entre os feridos está uma criança e doze deles são estrangeiros, dos quais já foram identificados como sendo cidadãos israelitas.

Na resposta imediata ao atentado, o governo turco impôs uma proibição às televisões de transmitir imagens e notícias sobre o tema e reativou restrições nas redes sociais, entre elas o Twitter, algo que está longe de ser inédito.

A avenida Iskitlal foi cortada ao trânsito e a zona do atentado foi fechada pelas autoridades. Esta avenida começa na praça Taksim, conhecida pelos mediáticos protestos contra o regime do agora presidente Reçep Tayip Erdogan.

ANKARA, TURKEY - MARCH 13: The wreckage of a bus is seen after an explosion in Ankara's central Kizilay district on March 13, 2016 in Ankara, Turkey. The Ankara governor's office has reported that at least 27 people have been killed and 75 wounded in an explosion in the Turkish capital Ankara. The explosion is believed to have been a car bomb attack according to Ankara governor Mehmet Kiliclar. (Photo by Defne Karadeniz/Getty Images)

Ataque em Ancara no passado domingo provou a morte a 37 pessoas. Foto: AFP