Num dos estúdios exteriores da Warner Bros, em Los Angeles, há um palco redondo montado entre milhares de cadeiras ao ar livre. Ouve-se alguém a prometer “imagens exclusivas” do filme “Suicide Squad”, que só vai estrear no verão, e soa a espaços a “Bohemian Rhapsody” dos Queen, “Careless Whisper” de George Michael e “This is how we do it” de Montell Jordan. Holofotes coloridos acendem-se e apagam-se enquanto nos pedem para não tirar fotos dos artistas que ensaiam: são os toques finais da preparação para os MTV Movie Awards 2016, que o Observador foi espreitar.

A cerimónia das Pipocas Douradas repete-se em Hollywood há 25 anos, e este aniversário vai trazer muitas novidades. A primeira, e mais marcante, é que não haverá transmissão ao vivo. O espectáculo será gravado este sábado à noite em Los Angeles, madrugada em Portugal, e transmitido na MTV no domingo. O produtor executivo Garrett English explica porquê:

Este foi sempre um espetáculo para os fãs, para a audiência e o seu amor pelos filmes. Decidimos que queríamos fazê-lo ao ar livre e pôr os fãs acima de tudo, queríamos dois mil jovens num ambiente em que pudéssemos fazer coisas que não se podem fazer dentro de portas”, diz, em entrevista ao Observador.

“Isso em Los Angeles significa que temos de o fazer num horário diferente da emissão normal. Mudámos para poder produzir o espetáculo que queríamos dar à nossa audiência.” Ou seja, uma questão de espaço e de fuso horário. L.A. está três horas atrás da costa Este e oito horas atrás de Portugal; se a cerimónia à noite fosse transmitida da Califórnia, estaria toda a gente a dormir do outro lado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, desta vez a MTV quer acrobacias, efeitos especiais e outras surpresas na cerimónia, que será apresentada por Dwayne “The Rock” Johnson e Kevin Hart. “Tivemos uma ideia criativa e na MTV tendemos a seguir essas coisas até ao fim”, garante o produtor. Não que sejam precisos malabarismos para tornar a edição 2016 atrativa: estão prometidas imagens inéditas e exclusivas de vários filmes que se adivinham blockbusters este ano, com destaque para “Suicide Squad”, que inclui uma aparição do elenco, “Fantastic Beasts and Where to Find Them”, a nova aventura de J.K. Rowling apresentada pelo protagonista Eddie Redmayne, e “Captain America: Civi War”.

“Para a audiência, os filmes são mais fortes que nunca, os atores são os seus heróis”, resume o vice-presidente executivo de eventos da MTV, Erik Flannigan. “Estamos numa era em que algumas pessoas me dizem que os seus programas favoritos são aqueles que nunca viram na televisão.” Também é por isso que a cadeia de TV mudou tudo para manter os Movie Awards relevantes. “É preciso ter vontade, abertura e desejo de reinventar este espetáculo”, afirma o executivo, sublinhando que entre a cerimónia do ano passado e a edição deste ano não há quase nada igual.

Mudanças e os melhores beijos

Até à edição de 2015, tanto a preparação como as expectativas eram diferentes. “No domingo, vão ver os artistas a chegar ao palco e a falar não para os convidados no auditório, mas para os fãs que vão ao cinema ver os seus filmes todas as semanas. É uma grande mudança para nós”, admite o responsável. Na audiência estarão dois mil jovens fãs da MTV, que ganharam um lugar na cerimónia das estrelas. E são muitas: Will Smith vai receber o prémio “Geração MTV”, Melissa McCarthy será a primeira mulher a levar as Pipocas para “Génio da Comédia”, e a lista de apresentadores é incrível, desde Charlize Theron, Chris Hemsworth e Jessica Chastain a Seth Rogen, Zac Efron, Olivia Munn e Gigi Hadid.

Para os fãs de Star Wars, esta também pode ser a redenção da temporada de prémios – “O Despertar da Força” é o filme mais nomeado da noite, com 11 indicações, e disputará o título de Filme do Ano com “Vingadores: A Era de Ultron”, “Creed”, “Deadpool”, “Mundo Jurássico” e “Straight Outta Compton”. Também não é nos Óscares, nem em quaisquer outros prémios, que se pode assistir à competição em categorias como Melhor Luta ou Melhor Beijo – ninguém se esquece da performance de Ryan Gosling e Rachel McAdams em 2005, quando recriaram a cena vencedora do beijo em “O Diário da Nossa Paixão”. Ou daquela vez que Robert Pattinson beijou Taylor Lautner em direto.

O que também será diferente este ano é a música. Estão marcadas as atuações de Ariana Grande, que vai cantar pela primeira vez o tema-título do próximo álbum, “Dangerous Woman”, e Halsey, que irá estrear “Castle” da banda sonora do novo filme da Universal, “O Caçador e a Rainha do Gelo”. “Gastámos muito tempo e energia a pensar como tornar os momentos musicais mais cinematográficos”, revela Erik Flannigan. “Verá magia a acontecer quando a Halsey cantar, e com a Ariana Grande também haverá um tema de cinema.”

As ofertas às celebridades

Na antecipação dos MTV Movie Awards, mostraram-nos o que vai dentro do “saquinho” de ofertas que as celebridades levam da cerimónia, e que todos os anos tem misturas exóticas. Desta vez, o destaque vai para as jóias Fego Gioielli, os óculos de sol Calvin Klein by Marchon, a mala de viagem Gabbiano e as sapatilhas Skechers. Mas também há uma estadia de quatro noites num resort Soneva na Tailândia ou Maldivas e tratamento Lasik para quem tem problemas de visão, entre cerca de duas dezenas de itens.

No total, este ano o espectáculo será mais caro, embora Erik Flannigan não revele o orçamento. A MTV apoderou-se de grande parte dos estúdios exteriores da Warner Bros, algo que não podia ser mais adequado – eles queriam mesmo a magia dos filmes nesta cerimónia. Se calhar também vão ter a magia da chuva, algo que é raro em Los Angeles mas que deve acontecer, pelo que diz a meteorologia. “Se chover, toda a gente vai ficar molhada”, arrisca Garrett English, “mas vamos divertir-nos imensamente.”

Todos os nomeados

Filme do ano
Avengers: Era de Ultron
Creed
Deadpool
Mundo Jurássico
Star Wars: O Despertar da Força
Straight Outta Compton

História verídica
A Força da Verdade
Joy
Steve Jobs
Straight Outta Compton
A Queda de Wall Street
The Revenant: O Renascido

Melhor documentário
Amy
Cartel Land
He Named Me Malala
The Hunting Ground
The Wolfpack
What Happened, Miss Simone?

Melhor interpretação feminina
Alicia Vikander – Ex Machina
Anna Kendrick – Pitch Perfect 2
Charlize Theron – Mad Max: Fury Road
Daisy Ridley – Star Wars: O Despertar da Força
Jennifer Lawrence – Joy
Morena Baccarin – Deadpool

Melhor interpretação masculina
Chris Pratt – Mundo Jurássico
Leonardo DiCaprio – The Revenant: O Renascido
Matt Damon – Perdido em Marte
Michael B. Jordan – Creed
Ryan Reynolds – Deadpool
Will Smith – A Força da Verdade

Revelação
Amy Schumer – Descarrilada
Brie Larson – Quarto
Daisy Ridley – Star Wars: O Despertar da Força
Dakota Johnson – 50 Sombras de Grey
John Boyega – Star Wars: O Despertar da Força
O’Shea Jackson Jr. – Straight Outta Compton

Melhor interpretação de comédia
Amy Schumer – Descarrilada
Kevin Hart – Polícias em Grandes Apuros
Melissa McCarthy – Spy
Rebel Wilson – Pitch Perfect 2
Ryan Reynolds – Deadpool
Will Ferrell – Faz-te Homem

Melhor interpretação de ação
Chris Pratt – Mundo Jurássico
Dwayne Johnson – San Andreas
Jennifer Lawrence – Os Jogos da Fome: Mockingjay – Part 2
John Boyega – Star Wars: O Despertar da Força
Ryan Reynolds – Deadpool
Vin Diesel – Velocidade Furiosa 7

Melhor herói
Charlize Theron – Mad Max: Fury Road
Chris Evans – Vingadores: Era de Ultron
Daisy Ridley – Star Wars: O Despertar da Força
Dwayne Johnson – San Andreas
Jennifer Lawrence – Os Jogos da Fome: Mockingjay – Part 2
Paul Rudd – Ant-Man

Melhor vilão
Adam Driver – Star Wars: O Despertar da Força
Ed Skrein – Deadpool
Hugh Keays-Byrne – Mad Max: Fury Road
James Spader – Vingadores: Era de Ultron
Samuel L. Jackson – Kingsman
Tom Hardy – The Revenant: O Desaparecido

Melhor interpretação virtual
Amy Poehler – Divertida-Mente
Andy Serkis – Star Wars: O Despertar da Força
Jack Black – Kung Fu Panda 3
James Spader – Vingadores: Era de Ultron
Lupita Nyong’o – Star Wars: O Despertar da Força
Seth MacFarlane – Ted 2

Melhor elenco
Vingadores: Era de Ultron
Furious 7
Pitch Perfect 2
Star Wars: O Despertar da Força
Os Jogos da Fome: Mockingjay – Part 2
Descarrilada

Melhor beijo
Amy Schumer & Bill Hader – Descarrilada
Dakota Johnson & Jamie Dornan – 50 Sombras de Grey
Leslie Mann & Chris Hemsworth – Férias
Margot Robbie & Will Smith – Focus
Morena Baccarin & Ryan Reynolds – Deadpool
Rebel Wilson & Adam DeVine – Pitch Perfect 2

Melhor luta
Deadpool (Ryan Reynolds) vs. Ajax (Ed Skrein) – Deadpool
Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) vs. The Bear – The Revenant: O Desaparecido
Imperator Furiosa (Charlize Theron) vs. Max Rockatansky (Tom Hardy) – Mad Max: Fury Road
Iron Man (Robert Downey Jr.) vs. Hulk (Mark Ruffalo) – Vingadores: Era de Ultron
Rey (Daisy Ridley) vs. Kylo Ren (Adam Driver) – Star Wars: O Despertar da Força
Susan Cooper (Melissa McCarthy) vs. Lia (Nargis Fakhri) – Spy