Em 1971, os Led Zeppelin lançaram o seu quarto álbum — sem nome, mas vulgarmente referido como “Led Zeppelin IV” — um dos discos mais vendidos de sempre. A quarta música do disco, a canção que fecha o lado A, foi uma faixa que se tornou como que uma bandeira da banda: “Stairway to Heaven”.

Passados 45 anos desde a primeira edição da música, Jimmy Page e Robert Plant — guitarrista e vocalista da banda, respetivamente — enfrentam a justiça americana, acusados de terem plagiado os acordes iniciais da canção. Na edição do álbum, os dois músicos são referidos como os únicos autores da canção, não dando crédito a Randi California, o guitarrista da banda Spirit.

Numa decisão anunciada na passada sexta-feira, o juiz Gary Klausner, em Los Angeles, afirmou que a introdução da canção da banda britânica tinha semelhanças suficientes com a canção “Tauros”, da banda americana Spirit, para um júri deliberar sobre se Plant e Page devem ser responsabilizados por infringirem a lei dos direitos de autor, informa o The Guardian.

Esta é a canção dos Led Zeppelin:

Esta é a canção dos Spirit (a secção em causa começa por volta dos 44 segundos)

O julgamento por júri foi marcado para dia 10 de maio.

O processo foi apresentado por Michael Skidmore, curador de Randy California, o falecido guitarrista dos Spirit que compôs o instrumental “Taurus”, em 1967.

Skidmore afirma que Page pode ter tirado a ideia para a introdução de uma das músicas mais famosas dos Led Zeppelin depois da banda britânica ter aberto alguns concertos da banda americana em 1968 e 1969.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A defesa da banda britânica afirmou que, embora a progressão de “Stariway to Heaven” seja semelhante à de “Tauros”, esta é uma das progressões mais utilizadas em música e que não devia estar protegida pelas leis de direito de autor.

O juiz responsável por julgar o caso afirmou que um júri poderia encontrar semelhanças “substanciais” entre os dois minutos introdutórios da música de 1971 com a canção dos Tauros. Klausner ressalvou que as introduções são “os segmentos mais reconhecíveis” das duas músicas.

Um guitarrista mostra e explica as semelhanças entre as duas introduções:

O juiz americano recusou que o processo fosse instituído contra a banda ou contra a editora, dizendo que apenas os autores da canção deviam ser visados. Klausner ressalvou que, no máximo, o curador do património de Randy Wolfe – nome de família do guitarrista dos Spirit – poderá apenas receber 50% dos danos causados. O advogado de Skidmore afirmou que o objetivo do processo é apenas para “dar crédito a quem de direito e agora temos a hipótese de corrigir o que está errado”.

Esta não é a primeira vez que a banda britânica vai a tribunal acusada de não respeitar os direitos de autor. No seu primeiro álbum, de 1969, a banda foi acusada de se aproveitar do trabalho de outras pessoa, em quatro canções diferentes, sem dar os créditos devido. O mesmo voltaria a acontecer diversas vezes ao longo da carreira da banda (conferir caixa).