Mais de mil expositores participam na edição deste ano da Ovibeja, a maior feira de agropecuária do sul de Portugal, que abre esta quinta-feira com lotação esgotada para mostrar “todo o Alentejo deste mundo” e homenagear o falecido mentor – duas vezes.

A primeira homenagem, de caráter mais institucional, decorre esta à tarde na sessão de abertura da feira, com a presença do ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos. A segunda homenagem, prestada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e aberta aos visitantes, vai ser realizada no sábado à tarde, na avenida principal da feira, com a exibição de um filme e o descerrar de uma lápide evocativos da memória de Manuel Castro e Brito.

A 33.ª Ovibeja, a primeira desde a morte de Manuel Castro e Brito, vai decorrer até segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, com lotação esgotada, disse à agência Lusa Claudino Matos, porta-voz da feira, organizada pela associação ACOS – Agricultores do Sul. Manuel Castro e Brito, antigo presidente da ACOS, “o pai, mentor e grande dinamizador”, segundo Claudino Matos. Morreu no passado dia 29 de março, vítima de doença súbita.

A Ovibeja deste ano tem como novidade o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios dedicado à cultura alentejana e onde vão ser apresentadas exposições sobre cante alentejano e chocalhos, classificados como Património da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O pavilhão vai também mostrar uma exposição sobre lã e um “museu vivo” de artes e ofícios tradicionais com cerca de 80 artesãos a trabalhar ao vivo e promover sessões de cante, tertúlias e “workshops”.

A Ovibeja volta a apostar no pavilhão “Terra Fértil”, que é dedicado às novas culturas agrícolas, ao agroalimentar e às agroindústrias, e vai mostrar projetos, produtos e serviços agrícolas inovadores e potenciar agronegócios.

A feira será também palco de vários colóquios sobre assuntos do mundo agrícola e destino incontornável de uma “romaria” de políticos, entre governantes e líderes partidários.

Expositores de empresas e instituições, comércio de produtos, gastronomia, provas de azeites e entrega dos prémios do 6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, a 21.ª Mostra de Aves, a 20.ª Corrida de Touros Ovibeja, demonstrações cinotécnicas e de tosquia, garraiadas, leilões de gado e provas desportivas são outras ofertas da feira.

Quanto ao cartaz de espetáculos para animar as “ovinoites”, os destaques vão para os concertos de D.A.M.A (quinta-feira), Carlão (sexta-feira), Nelson Freitas (sábado) e David Carreira (domingo).