O presidente norte-americano disse que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia é de “profundo interesse” para os Estados Unidos e defendeu que a continuação de Londres no bloco “amplia” a sua influência.

“Devo dizer, com a candura de um amigo, que o resultado da vossa decisão sobre esta matéria é de profundo interesse para os Estados Unidos”, disse Barack Obama, num texto publicado no jornal britânico The Daily Telegraph. “O caminho que escolherem agora terá eco nas perspetivas da atual geração de americanos”, afirmou.

Para Obama, que se encontra em Londres para encontros com o primeiro-ministro David Cameron e para um almoço com a Rainha Isabel II, a presença do Reino Unido na UE amplia a sua influência global.

“A UE não modera a influência britânica — amplia-a. Uma Europa forte não é uma ameaça à liderança global britânica; aumenta a liderança global britânica”, escreveu.

“Os Estados Unidos observam como a vossa poderosa voz na Europa garante que a Europa assume uma posição forte no mundo e mantém a UE aberta, voltada para o exterior, e estreitamente ligada aos seus aliados do outro lado do Atlântico”, comentou Obama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR