Três soldados e um polícia foram mortos este domingo no sudeste da Turquia em dois ataques alegadamente perpetrados pelas forças curdas que lutam contra o regime de Recep Tayyip Erdogan.

O primeiro ataque aconteceu na cidade de Nusaybin e vitimou três soldados, avançam os media internacionais. As três vítimas foram atingidas por um míssil supostamente disparado por militantes curdos, revelou o exército turco num comunicado citado pelo The Guardian. Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas.

O segundo ataque ocorreu na cidade turca da Gaziantep. Um polícia morreu e pelo menos 23 pessoas ficaram feridas quando um veículo armadilhado com explosivos explodiu junto a uma esquadra da polícia.

As imagens que vão chegando do local revelam os destroços do veículo que explodiu junto dos portões esquadra de polícia e dão conta da quantidade de ambulâncias no local.

De acordo com testemunhas citadas pelo correspondente turco da CNN, foram ouvidos disparos pouco depois da explosão. Haverá ainda um segundo carro em fuga.

A Turquia enfrenta atualmente ameaças em várias frentes, recorda a agência Reuters. Junto às fronteiras com a Síria e com o Iraque, o exército turco tenta travar o autoproclamando Estado Islâmico. No sudeste do país, o regime turco tenta anular a oposição dos militantes curdos do PKK. O acordo de cessar-fogo foi rasgado em julho, provocando a maior onda de violência desde os anos 90.

A província de Gaziantep, junto à fronteira turca com o território sírio dominado pelo Estado Islâmico, alberga a maior comunidade de refugiados do país. Ainda de acordo com a agência Reuters, nos últimos meses, as autoridades turcas têm feito vários raides policiais na região na tentativa de descobrir eventuais militantes do Estado Islâmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR