A imprensa internacional avança com a notícia de que Janet Jackson estará grávida pela primeira vez aos 49 anos. A irmã de Michael Jackson cancelou em abril a sua digressão mundial Unbreakable para se focar na família e agora respondeu aos rumores da gravidez com o novo videoclipe Dammn Baby acompanhado da frase “é tudo sobre amor”.

A cantora, que comemora 50 anos no próximo dia 16 de maio, já tinha mostrado predisposição para começar uma família com o marido Wissam Al Mana, de 41 anos. Agora, parece que o seu desejo vai concretizar-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eu e o meu marido estamos a planear a nossa família e vou ter de adiar a digressão. Por favor, tentem entender que isto é importante para mim fazer isto agora. Tenho descansar por ordens médicas mas não me esqueci de vocês e vou prosseguir com a digressão assim que conseguir”, disse num vídeo partilhado com os fãs no Twitter.

Quais são os riscos associados?

Marcela Forjaz, ginecologista e obstetra, afirma que “a maternidade tardia não é recomendável”. Segundo a médica especialista, “a tecnologia e a medicina apoiam cada vez mais a vontade de uma mulher ter filhos mais tarde mas há vários riscos associados“. Entre eles, destaca-se a maior probabilidade de sofrer de doenças genéticas (como trissomia 21, uma das mais comuns) e diabetes gestacional. “Neste caso, e não sendo uma gravidez natural, provavelmente está a fazer terapêutica para suportar esta maternidade tardia”, explica Marcela Forjaz ao Observador.

Mesmo acreditando que seja uma gravidez espontânea, as mulheres com idade sofrem mais riscos quando engravidam. É muito mais prudente resguardar-se porque, à partida, sofre um maior risco de ter o bebé antes do tempo.”