O guitarrista dos Led Zeppelin, Jimmy Page, foi ouvido em tribunal esta quarta-feira e disse que só ouviu a música “Taurus”, dos Spirit, há alguns anos. Acusados de terem plagiado a introdução de “Taurus” em “Stairway to Heaven”, a música mais famosa do grupo, os Led Zeppelin estão agora a ser ouvidos por um júri em tribunal federal. O objetivo é perceber se as duas sequências são iguais ou não.

Também nesta quarta-feira, e de acordo com a imprensa internacional, Mark Andes, antigo membro dos Spirit, disse que os solos são iguais, mostrando um vídeo com um guitarrista a tocar os dois numa guitarra acústica.

Jimmy Page admitiu que tem três álbuns dos Spirit na sua coleção pessoal, mas afirmou que só descobriu que tinha o álbum que inclui “Taurus” há poucos anos. Foi o seu genro que o avisou de que na internet começavam a surgir comparações entre os dois temas.

Além disto, Mark Andes ainda disse que os Spirit tocaram “Taurus” num espetáculo em 1968, em Denver, no qual os Led Zeppelin fizeram o número de abertura. Noutro concerto, em 1970, o vocalista dos Led Zeppelin Robert Plant terá ido beber cerveja com Andes, de acordo com o antigo membro dos Spirit.

O júri vai agora decidir se a canção “Stairway to Heaven” foi ou não plagiada. A sequência em questão, segundo peritos musicais citados pelo The Guardian, é uma das sequências mais comuns utilizadas em música, e tem vindo a ser utilizada ao longo de séculos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR