Histórico de atualizações
  • Por hoje é tudo. Amanhã de manhã retomamos o liveblog para seguir o anúncio dos próximos ministros que farão parte do gabinete de Theresa May. Obrigada por nos ter acompanhado. Boa noite.

  • O primeiro-ministro irlandês ofereceu-se para visitar Londres para iniciar a conversação sobre como deve ser mantida a colaboração entre os dois países — um ponto em que os dois líderes concordaram.

    Theresa May terá reforçado o compromisso com a vontade do povo britânico de abandonar a UE. A primeira-ministra explicou que as negociações requerem algum tempo de preparação, mas tem esperança que serão conduzidas de forma “construtiva e positiva”.

  • Angela Merkel espera que May participe na cimeira do G20

    A chanceler alemã, de visita ao Quirguizistão, disse numa conversa telefónica que espera poder contar com a presença da nova primeira-ministra britânica na cimeira do G20, que se realiza em setembro. As duas líderes concordaram em manter uma “relação construtiva, reconhecendo a importância de uma cooperação próxima”, informou um porta-voz de Downing Street.

  • Boris Johnson sente-se "muito orgulhoso"

    Nas primeiras declarações à comunicação social desde que foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson diz que se sente “muito orgulhoso” com o novo cargo que irá desempenhar.

    Em relação à tomada de posse, Johnson disse que a primeira-ministra “fez um discurso maravilhoso esta tarde acerca das suas ambições para o país e como ela vê o governo Conservador a levar o Reino Unido para a frente.”

    O antigo presidente da Câmara de Londres acrescentou que concorda “plenamente” com a vontade de May de garantir melhores oportunidades de vida para a população. “Claramente temos agora uma grande oportunidade neste país para tornar a nossa relação com a Europa e com o mundo num grande sucesso. E eu estou extremamente animado por ter um papel nisso.”

  • Capas dos jornais de amanhã

    Já são conhecidas mais capas de jornais de amanhã.

  • Números importantes: O gabinete de Cameron, composto por 20 pessoas, tinha quatro ministros a favor do Brexit. Do que se sabe até agora da formação do gabinete de Theresa May, que ainda só tem sete vagas preenchidas, três ministros são a favor.

  • Ponto de situação: Quem fica e quem sai?

    A esta altura, vale a pena recapitular e olhar para quem sai do governo, quem fica, e que cargos vão ocupar.

    George Osborne demitiu-se do cargo de ministro das Finanças

    Philip Hammon passa de ministro dos Negócios Estrangeiros a ministro das Finanças

    Boris Johnson é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros

    Amber Rudd abandona o ministério da energia e passa a ministra do Interior

    David Davis foi nomeado ministro do Brexit

    Liam Fox é agora ministro do Comércio Externo

    Michael Fallon mantém-se como ministro da Defesa

  • François Hollande quer que negociações do 'Brexit' comecem em breve

    A nova primeira-ministra britânica já começou a falar com os líderes europeus. Em conversa telefónica, François Hollande disse que as negociações do ‘Brexit’ devem começar o mais depressa possível. A informação é avançada pela Reuters.

    Um comunicado do Palácio Eliseu acrescenta ainda que o Presidente francês ligou para felicitar Theresa May e os dois líderes “comprometeram-se a prosseguir ativamente no desenvolvimento de relações bilaterais de amizade que unem a França e o Reino Unido em todos os domínios”.

  • A primeira chamada de May enquanto primeira-ministra foi para Angela Merkel.
    Amanhã continuam as reuniões e esperam-se que sejam anunciadas mais nomeações para os cargos que ainda estão vagos no gabinete de Theresa May.

  • Se, por um lado, no Ministério dos Negócios Estrangeiros já está tudo a postos para receber o novo ministro, nem toda a gente estava preparada para ouvir a novidade. Angela Eagle, deputada do Partido Trabalhista, estava a discursar para mulheres do partido e mencionou Boris Johnson. Eagle relembrava o seu debate com Johnson durante a campanha para o referendo quando alguém no público gritou “Ele é o ministro dos Negócios Estrangeiros!”. A informação deixou a deputada espantada. “Boris?!” Angela Eagle não foi a única supreendida pela informação e pela sala ouvia-se “are you serious?!” (estão a falar a sério?).

    Eagle rematou: “Tudo o que posso dizer é que nunca, mas nunca, digam que não é importante eleger um governo Trabalhista”.

  • Tudo preparado para receber Boris Johnson no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

  • As capas dos jornais de amanhã

    No dia em que assume a liderança do país, Theresa May é a protagonista das capas dos jornais de amanhã.

  • Os homens fortes de May

    Estes são os homens (e mulher) fortes que Theresa May escolheu para o seu gabinete. Philip Hammond deixa os negócios estrangeiros, lugar que passa a ser ocupado por Boris Johnson, e é o novo ministro das Finanças. A pasta do Brexit vai ser gerida por David Davis e Amber Rudd é a ministra do Interior.

  • Esta é provavelmente a última nomeação da noite. Liam Fox é o próximo ministro do Comércio Externo.

  • David Davis é o ministro responsável pelo Brexit

    David Davis, membro do Partido Conservador e eurocético, é o ministro que ficará responsável pelas negociações da saída do Reino Unido da União Europeia. Foi ministro dos Assuntos Europeus no início da década de 1990.

  • As reações à escolha de Theresa May

    Entretanto, no Twitter, as reações não se fizeram esperar. Com ironia, q.b.

    https://twitter.com/HopeisBowater/status/753301880139317248?lang=en

  • Boris Johnson será o novo ministro dos Negócios Estrangeiros

    Boris Johnson será o novo ministro dos Negócios Estrangeiros de Theresa May. Johnson foi o rosto da campanha pelo “Leave” no referendo que conduziu à saída do Reino Unido da União Europeia. É o ex-presidente da Câmara de Londres, que se demitiu logo a seguir ao Brexit.

    Num artigo de opinião que escreveu no The Telegraph, Boris Johnson afirmou que “este referendo sobre o Reino Unido foi o evento político mais extraordinário da nossa vida inteira” e que os eleitores deram “a resposta certa”, tomando “uma posição na nossa democracia, desde o seu início”.

  • O ministro da Defesa Michael Fallon também já chegou ao número 10 de Downing Street.

    https://twitter.com/richjamesuk/status/753297533657636866

  • Juncker deseja "todo o sucesso" a Theresa May

    As boas-vindas a Theresa May já começam a chegar ao número 10 de Downing Street. O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, diz que está ansioso por trabalhar com Theresa nas negociações que levarão à saída do Reino Unido da União Europeia e que lhe deseja “todo o sucesso”.

  • Philip Hammond é o novo ministro das Finanças

    Entretanto, começam a ser anunciados os nomes do novo Governo:

    Philip Hammond substituirá George Oborne como ministro das Finanças e Amber Rudd será a próxima secretária de Estado da Energia.

1 de 2