Um grupo brasileiro, que se dá pelo nome de “Ansar al-Khilafah Brazil”, declarou lealdade a Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do Estado Islâmico. O anúncio terá sido feito através da aplicação Telegram, uma ferramenta muito usada para a propaganda do grupo terrorista. No comunicado, o grupo afirma que os seus membros estão “preparados para o sacrifício de se tornarem mártires”.

A informação foi divulgada pela diretora do SITE, um grupo norte-americano de informações sobre jihadismo. Na sua conta do Twitter, Rita Katz escreve que esta é o primeiro grupo na América do Sul a associar-se ao grupo extremista Estado Islâmico.

De acordo com o jornal brasileiro O Globo, a mensagem incluirá a frase: “Se a polícia francesa não conseguiu parar os ataques na França, o treino dado à polícia brasileira não servirá”. A polícia brasileira recebeu formação da unidade de polícia francesa responsável pelo combate ao terrorismo, no âmbito dos preparativos das Olimpíadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A menos de um mês dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Brasil já anunciou um reforço de segurança durante a competição, na sequência do atentado na cidade francesa de Nice.

O ministro da Defesa, Raul Jungman, tem vindo a desvalorizar as ameaças. “Posso dizer que não há uma ameaça real identificada”, garantiu Jungman, acrescentando que o plano de segurança “foi 100% aprovado pelo Comité Olímpico Internacional”.

No início de junho, o SITE anunciava o lançamento de um canal de propaganda do Estado Islâmico em língua portuguesa. Na mesma rede social, a diretora da instituição sublinhava o “aumento drástico” da difusão de mensagens em línguas ocidentais, incluindo o português, o espanhol e o alemão.