O Comité Olímpico Internacional optou por não banir a Rússia dos Jogos Olímpicos, que começam no dia 5 de agosto. Caberá às várias federações a decisão de excluírem ou não os atletas de cada modalidade.

“Todos os atletas russos que tentem a entrada nos Jogos Olímpicos Rio 2016 são considerados como tendo sido afetados por um sistema de manipulação dos esquemas anti-doping“, afirmou o Comité. Contudo, descartou-se a hipótese de uma proibição total a todos os atletas, depois de alegações de doping. Segundo o que foi alegado num relatório realizado por uma comissão liderada por um advogado canadiano, o Estado russo teve participação num programa que ao longo de vários anos geriu um esquema de doping e falsificação de amostras de urina.

Na quinta-feira, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS/CAS) tinha rejeitado o pedido de 68 atletas russos e do Comité Olímpico Russo para participarem nos Jogos Olímpicos de 2016. Na passada quarta-feira, o Comité Olímpico Russo (COR) anunciou a lista de 387 atletas de 30 modalidades selecionados para o Rio2016, que incluía os 68 cujo recurso foi rejeitado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), quanto à exclusão coletiva imposta pela Associação de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), por violações ao código antidopagem e à carta olímpica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR