A quatro dias da abertura de portas do Salão de Paris, a Smart decidiu revelar a sua nova gama de modelos de propulsão exclusivamente eléctrica, que fará a estreia oficial no certame gaulês. E com uma novidade de monta: nesta quarta geração da família ed (electric drive) da marca de citadinos do grupo Daimler, para além dos Fortwo coupé e Fortwo cabrio, também o Forfour será, pela primeira vez, proposto numa variante eléctrica, animada pelo mesmo motor de 61 kW (81 cv) e 160 Nm de binário.

A bateria de iões de lítio conta com uma capacidade de 17,6 kWh, o suficiente para garantir uma autonomia de 160 km ao Fortwo coupé ed, e de 155 km aos Fortwo cabrio ed e ao Forfour ed. As prestações anunciadas indicam uma velocidade máxima electronicamente limitada a 130 km/h em todas as versões e uma aceleração 0-100 km/h cumprida em 11,5 segundos no Fortwo coupé ed (11,8 segundos no cabrio e 12,7 segundos no Forfour).

O carregamento da bateria, graças a um carregador de bordo de alto desempenho, poderá, agora, ser efectuado até duas vezes mais rapidamente do que na anterior geração (dependendo do país e da rede de carregamento utilizada), ou seja, em cerca de 2h30m. A partir de 2017, será disponibilizado, em opção, um carregador rápido de 22 kW que permitirá carregar a bateria na totalidade, numa ligação trifásica, em menos de 45 minutos.

A caixa redutora de relação única é fornecida pela Renault, oferecendo um modo de utilização Eco para melhor aproveitamento da energia, que se destina a tornar a condução mais eficiente. Quando activo, limita ainda mais a velocidade e condiciona o tempo de resposta do motor ao pedal do acelerador, ao mesmo tempo que maximiza a regeneração da energia em desaceleração e travagem.

Quando o veículo está ligado à corrente, permite ainda pré-climatizar o habitáculo, de modo a que o sistema de climatização, uma vez em marcha, tenha o menor impacto possível sobre a autonomia. Esta é uma das funções passíveis de ser controlada através da app para smartphones Smart Control, tal como o estado de carregamento da bateria, entre outras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR